Governador recebe integrantes da Academia Paulista de Letras

Almoço foi realizado no Palácio dos Bandeirantes

ter, 19/12/2006 - 14h48 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo recebeu nesta terça-feira, 19, para almoço na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes, integrantes da Academia Paulista de Letras.

Participaram do evento Ives Gandra Martins (presidente da entidade até o dia 21), José Renato Nalini (presidente eleito), Anna Maria Martins, Clodowaldo Pavan, Antonio Penteado de Mendonça, Nilo Scalzo, Cyro Pimentel,  Erwin Theodor Rosenthal, Francisco Marins, Geraldo de Camargo Vidigal, Hernâni Donato, José Altino Machado, José Cretella Júnior,  José Pastore, Lygia Fagundes Telles (acadêmica também da ABL), Mário Chamie, Miguel Reale Júnior, Paulo Bomfim, Paulo Nogueira Neto e Tércio Sampaio Ferraz.

A Academia Paulista de Letras foi instalada em 27 de novembro de 1909 pelo médico e polígrafo José Joaquim de Carvalho. Teve como primeira sede o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

Em 1919, a APL sofreu significativa perda, com a morte  de Brasílio Machado de Oliveira, seu primeiro presidente. Na ocasião, sem sede própria, as reuniões da entidade passaram a ser realizadas em uma das salas da residência de Pedro Oliveira Ribeiro Neto, à rua dos Timbiras.

Graças aos esforços dos acadêmicos Pedro Augusto Gomes Cardim, Ulisses Paranhos e Amadeu Amaral, a academia renasceu em abril de 1929. Em 1958 instalou-se na atual sede, no Largo do Arouche. O prédio foi doado pelo Governo do Estado.

Com 40 cadeiras, há uma vaga aberta que pertencia a Sólon Borges dos Reis, falecido em setembro deste ano. Ignácio Loyola Brandão é o candidato. A eleição está prevista para fevereiro de 2007.