Governador recebe homenagem do Exército Brasileiro

Lembo foi agraciado com a Ordem do Mérito Militar

ter, 12/12/2006 - 13h00 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo recebeu nesta terça-feira, dia 12, uma importante homenagem do Exército Brasileiro. Ele foi agraciado com a comenda do Grau Grande-Oficial na Ordem do Mérito Militar, a mais elevada distinção honorífica da instituição. A Ordem é dada aos cidadãos, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços ao Exército. A homenagem aconteceu no Quartel General do Comando Militar do Sudeste.

“Fico muito feliz em receber essa homenagem do Exército, essa arma que sempre ofereceu aquilo que é necessário para que haja harmonia social, disciplina, respeito e hierarquia aos valores nacionais”, destacou o governador.

Lembo aproveitou para agradecer o apoio das Forças Armadas durante a onda de violência que o Estado sofreu no primeiro semestre desse ano. “Nos momentos de profunda angústia social, recebi muito apoio. Eles sempre receberam o governador de São Paulo e disseram que os paulistas podiam contar com eles”, lembrou.

O comandante militar do Sudeste, general Luiz Edmundo Maia de Carvalho, justificou a entrega da comenda ao governador e reconheceu a sua atuação firme durante os ataques de facções criminosas a São Paulo. “A promoção do governador na Ordem do Mérito Militar é o reconhecimento dos laços que unem o Governo do Estado ao nosso Exército”, frisou. E completou dizendo que esses laços se fortaleceram em momentos difíceis vividos pelo povo paulista durante a violência do crime organizado. “Naqueles dias, a serenidade, a competência e a liderança do governador Cláudio Lembo foram fundamentais para o desfecho positivo dos acontecimentos”, completou o general.

Na ocasião, a secretária-chefe da Casa Militar, Fátima Ramos Dutra, e o comandante-geral da Polícia Militar, Eliseu Éclair Teixeira Borges, também foram homenageados pelo Exército com a medalha do Pacificador, pelos serviços prestados a São Paulo e ao Brasil. Para o general Carvalho, a homenagem reflete a integração entre o Exército Brasileiro e a Polícia Militar. “A Polícia Militar tem dado mostras do seu preparo e eficiência na defesa dos cidadãos”, ressaltou.

Ordem do Mérito Militar

A Ordem do Mérito Militar foi criada pelo Decreto nº 24.660, de 11 de julho de 1934 e é dividida em cinco níveis. A Grã-Cruz é concedida aos chefes de Estado e generalíssimo; a Grande-Oficial, a oficiais-generais comandantes e chefes de Estado de Força Armada; a Comendador, aos demais oficiais-generais; a Oficial, aos oficiais superiores e a Cavaleiro aos demais militares.

Recebem a Ordem, Militares do Exército Brasileiro, da Marinha, Aeronáutica, Forças Auxiliares, Civis e Estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços ao País ou que tenham se distinguido no exercício de sua profissão e que tenham se tornado credores de homenagem por parte do Exército.

Os Militares de outras Forças deverão possuir a condecoração correspondente na Força e serem indicados.

Manuela Sá