Governador recebe homenagem da prefeitura de Rio Preto

Cidade reconhece esforços de Goldman para instalar entreposto da Zona Franca de Manaus no município

ter, 28/12/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman foi homenageado nesta terça, 28, pela prefeitura de São José do Rio Preto em virtude dos seus esforços em trazer o entreposto da Zona Franca de Manaus para o município. O processo foi iniciado em setembro deste ano, quando o governador assinou um protocolo de intenções para início dos estudos para a implantação de um polo de distribuição de produtos industrializados na Zona Franca de Manaus no município de Rio Preto.

O acordo permitiu a realização de estudos de viabilidade econômica da entrada de mercadorias no estado em regime de suspensão tributária, para armazenamento e posterior comercialização nas regiões Sul e Sudeste – principais mercados consumidores dos produtos da Zona Franca. Isso significa dizer que os produtos poderiam ficar estocados em São Paulo como se estivessem na Zona Franca, sem desembolso dos impostos estaduais até o momento da venda efetiva.

O objetivo é fazer com que o transporte das mercadorias seja feito em volumes maiores, reduzindo o custo com logística e segurança. Atualmente, o elevado custo de transportes do Amazonas para o Sul e Sudeste, quando em baixa escala, faz com que as mercadorias nacionais produzidas no polo amazonense percam competitividade em relação aos produtos importados.

A implantação de um polo de distribuição da Zona Franca em São José do Rio Preto é de importância fundamental para o futuro do município. O acesso a duas grandes rodovias, linhas de transporte ferroviário e a um dos aeroportos mais movimentados do Interior paulista torna a cidade uma opção estratégica para operar como centro de abastecimento regional. A medida coloca Rio Preto no foco de investimentos de empresas de tecnologia e impulsiona o desenvolvimento do projeto de um novo aeroporto, capaz de atender ao crescimento da demanda, além de aumentar investimentos em setores relacionados à logística e transporte de carga na região, com reflexos naturais na economia do município.

Os governos avaliam a instalação de uma unidade fazendária do estado do Amazonas no município paulista para administrar a arrecadação do ICMS. O protocolo prevê também o livre acesso dos agentes fiscais de rendas do Amazonas e de São Paulo ao polo de distribuição.

Da Secretaria da Fazenda