Governador recebe em audiência núncio apostólico no Brasil e arcebispo metropolitano de São Paulo

O encontro aconteceu para a discussão da visita do Papa Bento XVI ao Brasil no próximo ano

qui, 23/11/2006 - 20h59 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo recebeu em audiência, no Palácio dos Bandeirantes, na tarde desta quinta-feira (23/11), o núncio apostólico – embaixador da Santa Sé no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri. Ao encontro, compareceu também o arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Cláudio Hummes.

O principal tema da reunião foi a visita do Papa Bento XVI ao Brasil em 2007. O Papa ficará no Estado paulista por cerca de cinco dias onde, entre outras atividades, participará da 5ª Conferência Geral da Celam – Conselho Episcopal Latino-americano, que acontecerá no Santuário Mariano, em Aparecida, a 167 quilometros da capital. Ao final do encontro, o governador agendou uma nova audiência dia 12 dezembro para a discussão de outros detalhes da visita do Papa. 

Ordenado sacerdote em 1963, Dom Lorenzo é bispo católico e integra o serviço diplomático da Santa Sé desde 1973. Em 2002, foi nomeado pelo papa João Paulo II núncio apostólico do Brasil. Sua carreia diplomática fez como secretário na nunciatura apostólica da Guatemala, Japão, Paraguai, França e Zimbabwe. No Haiti, Paraguai, Índia e Nepal, também, foi núncio apostólico.

Já Dom Cláudio Hummes foi nomeado neste ano para o cargo de cardeal prefeito do Vaticano. Na nova função, chefiará a Congregação para o Clero, que supervisiona questões relativas aos 400 mil padres católicos em todo o mundo, assim como aspectos da educação religiosa. Entre as atividades que Dom Cláudio assumirá, está a questão dos escândalos de abusos sexuais envolvendo sacerdotes em vários países do mundo. Dom Cláudio sucede o cardeal colombiano Dario Castrillon Hoyos como prefeito da Congregação para o Clero.