Governador recebe delegação chinesa no Palácio dos Bandeirantes

Parceria entre universidades chinesas e paulistas, assim como maior intercâmbio nas áreas agrícolas foram temas debatidos

seg, 11/09/2006 - 17h13 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo recebeu, em audiência, na tarde desta segunda-feira (11/09), o vice-governador da província de Shandong, na China, Gao Xinting. Ele estava acompanhado da cônsul-geral da China em São Paulo, Li Jiaoyun e de diretores técnicos do governo chinês.

Durante o encontro, foram discutidas idéias para intensificar os laços de amizade e cooperação entre os dois estados. “Precisamos cada vez mais encurtar a distância e estreitar as relações entre Brasil e China”, destacou o vice-governador de Shandong, Gao Xinting.

As discussões foram focadas na questão agrícola e bioenergética, de transportes e também de convênios na área da educação entre universidades paulistas e chinesas. Porém, a produção de etanol em grandes quantidades pelo governo paulista, foi o tema central da audiência.

O secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, afirmou que 40% da gasolina de São Paulo é substituída pelo etanol. “Isso implica numa redução da necessidade do uso de petróleo, o que significa também uma melhoria considerável na redução da poluição ambiental”, disse o secretário.

A idéia da substituição do petróleo por uma energia alternativa agradou aos chineses, que demonstraram a intenção de reduzir o consumo de petróleo.

Lembo falou, ainda, sobre a implantação dos Parques Tecnológicos no Estado. “Estamos rompendo com a idéia de universidade fechada atrás de muros e integrando a universidade, à empresa e, portanto, à sociedade. Estamos construindo um mundo novo”, afirmou. E concluiu, propondo integração entre os dois países. “Proponho uma integração para que São Paulo aprenda com as experiências da China na realização desses projetos”.

Encerrando a audiência, o governador reiterou o convite para que o vice-governador de Shandong, Gao Xinting, bem como a sua comitiva, possam participar do Seminário de Federalismo, que acontecerá em São Paulo nos dias 07 e 08 de dezembro. Os governos regionais da Alta Áustria, Baviera, Quebec e Western Cape, parceiros mundiais de São Paulo, devem comparecer.

Estavam presentes na audiência, o embaixador Adalnio Senna, assessor especial para Assuntos Internacionais, o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg e o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Queiroz.

Manuela Sá