Governador recebe blogueira Yoani Sánchez no Memorial da Resistência

Governador estava acompanhado do secretário da Cultura, Marcelo Mattos Araújo

sex, 22/02/2013 - 15h52 | Do Portal do Governo



O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, receberam nesta sexta, 22, a blogueira cubana Yoani Sánchez no Memorial da Resistência, na capital. Eles fizeram uma visita pela instituição dedicada à preservação das memórias da resistência e da repressão política do Brasil.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Alckmin falou da alegria de receber a blogueira em São Paulo. “Ela é uma heroína moderna, heroína na defesa da liberdade de expressão, da liberdade nas redes sociais”, afirmou. “É uma honra para São Paulo recebê-la e aqui fortalecer o espírito e os valores da defesa da liberdade de expressão”, completou.

Yoani disse que ficou emocionada ao caminhar pelas salas do memorial. “Acredito que aqui está exemplificada a resistência de um povo que passou por uma ditadura. Não queria mensurar o valor político, não importa se é uma ditadura de direita ou esquerda, de qualquer forma é uma ditadura”, comentou.

O acervo exposto no local impressionou a blogueira. “Fiquei impressionada, solidarizada, me lembrei da luta em Cuba”, revelou, sem estabelecer nenhuma comparação com a ditadura brasileira. “Espero que um dia possa haver um museu da resistência cubana”, afirmou a jornalista.

“Nós fizemos questão de mostrar a ela o Memorial da Resistência, esse é praticamente o único do país e retrata o antigo Dops [Departamento de Ordem e Política Social], para que as pessoas conheçam esse período triste da história dos brasileiros”, afirmou Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado