Governador prestigia lançamento de série de documentários

Série apresenta 13 documentários inéditos selecionados entre os 457 projetos inscritos nos 13 Concursos Nacionais DOCTV IB

qua, 29/08/2007 - 22h41 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou, na noite desta quarta-feira, dia 29, do lançamento da série DOCTV Ibero-América, na Cinemateca Brasileira. A série apresenta ao público telespectador 13 documentários inéditos selecionados entre os 457 projetos inscritos nos 13 Concursos Nacionais DOCTV IB e produzidos, cada qual, com orçamento de US$ 100 mil (cem mil dólares), por documentaristas dos 13 países participantes do Programa.

No evento, os convidados puderam assistir a produção brasileira “Jesus no Mundo Maravilha”, de Newton Cannito. No documentário, Jesus, Lúcio e Pereira, ex-policiais que agora trabalham em um parque de diversões, revelam por meio de seus sonhos a cultura da corporação policial no Brasil. Os três protagonistas fizeram questão de participar do evento de pré-estréia.

Nesta mesma semana, serão lançados os outros documentários nos países participantes da Rede DOCTV IB. Organizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a TV Cultura, o DOCTV IB contou com o apoio da Petrobrás e da Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais.

José Serra parabenizou o trabalho do ministro Gilberto Gil e de sua equipe, além de agradecer o empenho da TV Cultura, ressaltando a importância desta iniciativa.

A partir de setembro, o DOCTV realizará a estréia semanal de um documentário inédito, que se estenderá até novembro de 2007 nas emissoras de televisão dos países participantes da Rede DOCTV IB.

No Brasil, a série será exibida pela TV Cultura toda sexta-feira, às 22h40, a partir do dia 7 de setembro. Para o presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, a exibição da série DOCTV Ibero-América reforça ainda mais a missão da Fundação Padre Anchieta, de produzir e veicular programação educativa e informativa de qualidade. “O público terá a oportunidade de assistir produções de diversos países, com temas de grande interesse, em horário nobre”, enfatiza Markun.

Também compareceram ao evento: Gilberto Gil, ministro da Cultura; Deucimar Pires Martis, representando o ministro da Secretaria de Comunicação Social; Orlando Sena, secretário nacional do Audiovisual; Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta; Hubert Alquéres, secretário de Estado da Comunicação, entre outros convidados.

Regina Amábile