Governador preside solenidade de formatura de oficiais da polícia paulista

Policiais se formaram nos cursos Superior Integrado, de Aperfeiçoamento de Oficiais e de Delegados da 3ª Classe

sex, 08/12/2006 - 12h42 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou nesta sexta-feira, dia 8, no Palácio dos Bandeirantes, da solenidade de formatura de 107 policiais nos cursos Superior Integrado, de Aperfeiçoamento de Oficiais e de Delegados da 3ª Classe. Os cursos foram realizados no período de dezembro de 2005 a dezembro deste ano na Academia de Polícia e no Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores. O paraninfo da turma foi o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho.

A idéia dos cursos é integrar as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica em atividades acadêmicas. O governador lembrou ser contrário a qualquer integração física das polícias. Segundo ele, é preciso preservar os valores, costumes e tradição de cada uma. “Porém, no que se refere ao que é superior, elas devem estar sim, unidas e integradas. Sou a favor da integração intelectual entre as polícias, preservando suas identidades”, frisou.

A turma foi chamada de André Franco Montoro, lembrança ao ex-governador do Estado, que recebeu homenagem de Cláudio Lembo. “Montoro foi um governador simples, singelo e respeitoso dos direitos humanos e dos valores democráticos. A escolha do nome dele foi bem feliz, já que é uma figura tutelar da história política de São Paulo e do Brasil”, destacou.

Foram 33 formandos no Curso Superior de Polícia Integrado (CSPI), 67 formandos no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e 7 formandos no Curso Específico de Aperfeiçoamento de Delegados de 3ª Classe (CEA). Entre os formandos, havia quatro mulheres.

Lembo emocionou-se durante o discurso e disse que, enquanto vê pessoas que se acovardam, se fragilizam na defesa do Estado de Direito, da dignidade das pessoas, as polícias sempre estiveram presentes. “Coragem, civismo, dignidade, coisa excepcional. As Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica honram São Paulo e suas tradições”, falou.

Ao fim da solenidade, os formandos receberam os certificados de conclusão dos cursos dos respectivos padrinhos e madrinhas presentes.

Prestigiaram a cerimônia o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, o comandante geral da Polícia Militar, Eliseu Éclair Teixeira Borges, o delegado geral da Polícia Civil, Marco Antonio Desgualdo, o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, o deputado estadual eleito Ricardo Montoro, além de delegados e agentes de polícia.

Manuela Sá