Governador participa de reunião com moradores atingidos pelo acidente no Metrô

Serra disse que que todos os desalojados terão direito ao seguro e que a defensoria esta à disposição dos moradores

ter, 16/01/2007 - 21h01 | Do Portal do Governo

O governador José Serra esteve nesta terça-feira, dia 16, com 43 moradores que  foram desalojados após as interdições provocadas pelo desabamento em um canteiro de obras da linha 4-amarela do metrô, em Pinheiros,  na Zona Oeste da Capital.

A reunião que foi realizada no hotel onde as vítimas estão hospedadas, contou com a presença dos secretários estaduais da Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato, da Justiça, Luiz Antônio Marrey, representantes da prefeitura, da Defensoria Pública, do Consórcio Via Amarela (formado pelas construtoras Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Correa e Andrade Gutierrez) e da seguradora AIG-Unibanco.

Serra disse que todos os desalojados terão direito ao seguro e que a defensoria esta à disposição dos moradores. “Daremos toda a asssistência jurídica gratuita, para que tudo seja adequadamente defendido e todos os direitos respeitados, da forma mais rápida possível”, disse o governador.

Cristina Guelfi Gonçalves, da Defensoria Pública,  fez uma explicação sobre as atividades do órgão, que auxilia juridicamente a população sem condições de pagar um advogado. “Estamos à disposição para qualquer tipo de ação e indenização, além se intermediar uma eventual negociação com a seguradora”, explicou a defensora.

O governador destacou ainda que outra preocupação no momento é o amparo aos familiares das vítimas fatais. “Eu fiz um pedido no primeiro dia do acidente para que alojassem também as famílias dos desaparecidos”.

Ele garantiu aos moradores que as investigações das causas do acidente serão feitas pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). “Esse trabalho ainda não pode começar até que todo o resgate das vítimas esteja concluído, que é a questão decisiva”, observou o governador, que se colocou à disposição pessoalmente para eventuais questões e dúvidas dos moradores. 

As principais reinvidicações moradores que participaram da reunião são para que o Consórcio Via Amarela centralize as informações no hotel em que estão instalados. Alguns reclamaram que há desencontro de informações do consórcio.

Ainda questionaram a situação de que despesas pessoais estão sendo pagas pelos próprios moradores, para só então serem ressarcidas.  Algumas famílias ainda querem discutir as condições dos imóveis atingidos pelo acidente.

Durante a reunião também foram disponibilizados alguns contatos para que os moradores atingidos pelo acidente possam ser atendidos.

Defensoria Pública:

Avenida Liberdade, 32 – 7ª andar

3104-7152

7120-4217

Consórcio Via Amarela

7821-0208 (c/ Daniela)

Carlos Prado