Governador participa de mutirão da Mamografia

Para participar do mutirão, a mulher precisa agendar o atendimento pelo telefone

sáb, 25/11/2006 - 12h34 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na manhã deste sábado, dia 25, de abertura do mutirão de Mamografia, no Hospital Vila Nova Cachoeirinha, zona norte da capital. O mutirão é destinado às mulheres que necessitem da realização do exame da mamografia, que detecta previamente lesões iniciais na mama.

A expectativa da Secretaria Estadual da Saúde é atender a 100 mil mulheres em todo o estado, durante os 15 dias em que vai durar o mutirão, o maior já realizado no Brasil. Os mutirões são importantes porque garantem o acesso das mulheres aos exames, reduzindo as filas e o tempo de espera para o procedimento.

O governador pediu para que as mulheres realizem o exame. “Pedimos a elas que compareçam aos mutirões, para que se evite o pior, que é o câncer de mama”, lembrou. Ele destacou o sucesso dos mutirões, com a diminuição dos casos da doença no Estado. “É excepcional o ganho que a Secretaria de Saúde de São Paulo tem tido. Nas 70 mil últimas consultas, em maio, foi constatada a diminuição de 3% nos casos de câncer de mama, portanto, a doença tem enfraquecido muito”, afirmou.

O mutirão servirá para atender pessoas que realizariam exames meses à frente. Este é o quarto grande mutirão de mamografias realizado pelo Estado. Nos três anteriores, foram examinadas, no total, 192 mil mulheres. O último aconteceu em maio deste ano.

Para o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, é preciso haver o diagnóstico rápido de qualquer problema na mama, para que haja tempo de tratamento. “A Secretaria da Saúde aposta nos mutirões para diminuir ou zerar filas de atendimento. Quanto mais cedo acontecer a detecção da doença, maiores as chances de cura”, afirmou Barradas.

Para participar do mutirão a mulher precisa agendar o atendimento pelo telefone (150 ou 3017-2020). Ela deve comparecer à unidade indicada, com o pedido médico em mãos.

Entre os presentes na abertura do mutirão, estavam a secretária municipal da Saúde, Maria Aparecida Orsini e o diretor técnico do departamento de saúde do hospital de Vila Nova Cachoeirinha, Ricardo José Salim.

Manuela Sá