Governador participa de lançamento de livro sobre Octávio Frias de Oliveira

nd

seg, 14/08/2006 - 21h30 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou, na noite desta segunda-feira,14/8, do lançamento do livro “A trajetória de Octávio Frias”, escrito pelo jornalista Engel Paschoal. O evento foi realizado no Instituto Tomie Ohtake, zona Oeste da capital, e reuniu cerca de 250 pessoas, sobretudo admiradores do empresário.
 
Lembo foi recepcionado pelo diretor do Instituto, Ricardo Ohtake. O governador teve um exemplar da obra autografado pelo autor do livro e recebeu uma dedicatória especial do personagem principal da obra, o jornalista Octávio Frias.
 
Durante o evento, Lembo recordou do relacionamento com o empresário na década de 1970. “O Octávio Frias foi extremamente sensível na minha campanha para o Senado. Ele sempre foi caloroso com os políticos, particularmente quando se tem vontade de ser correto e busca-se trazer uma mensagem filosófica inovadora. Sou muito grato a ele, porque, em um momento muito difícil do Brasil, o Frias estendeu a mão para auxiliar. Eu sempre o vi como um grande analista político. Ele conhece muito bem a alma humana”, observou Lembo.
 
Além do governador, estiveram presentes os senadores Marco Maciel, Jorge Bornhausen e Eduardo Suplicy, além do prefeito paulistano Gilberto Kassab e o presidente da Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo), Rodrigo Garcia.
 
A obra
O livro resgata a história do empresário Octávio Frias de Oliveira desde os tempos de office-boy até chegar à direção de um dos principais grupos de Comunicação do país – o Grupo Folha. Na obra, o leitor pode conhecer relatos do personagem, como o que aborda a Revolução Constitucionalista de 1932, na qual Frias defendeu o lado paulista.
 
A obra do jornalista Engel Paschoal – especialista em assuntos relacionados ao Terceiro Setor – conta ainda com depoimentos de ex-presidentes como Fernando Henrique Cardoso e José Sarney e de jornalistas como Boris Casoy, Elio Gaspari, Ricardo Kotscho, Alberto Dines e Clóvis Rossi, que revelam relações com Octávio Frias.
 
Cleber Mata