Governador participa de jantar em comemoração ao aniversário de fundação do Hospital Sírio Libanês

Hospital foi criado em 1921 por grupo de mulheres liderado pela libanesa Adma Jafet

seg, 27/11/2006 - 22h59 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na noite desta segunda-feira, dia 27, de um jantar no clube Monte Líbano, zona Sul da Capital, em comemoração aos 85 anos de fundação da Sociedade Beneficente Senhoras do Hospital Sírio-Libanês. O grupo de mulheres, liderado pela libanesa Adma Jafet, foi responsável pela criação em 1921 do Hospital Sírio Libanês.

À época, Adma Jafet reuniu 27 mulheres integrantes da comunidade sírio–libanesa da Capital com o propósito de arrecadar fundos para a construção do hospital. Durante o jantar, Violeta Basílio Jafet de 98 anos, filha da fundadora do Sírio Libanês foi homenageada pela atual presidente da entidade, Ivette Rizballah.

O governador Cláudio Lembo elogiou o trabalho desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês e o sentido de humanidade que ganhou pelas mãos de Violeta Basílio Jafet. “O Hospital, referência no país pelo seu corpo clínico e novas experiências e possibilidades na área da saúde e de vida, também desenvolve um trabalho notável pelas mãos de Violeta Jafet. Ela criou uma escola humanística, escola única de enfermagem com humanidade. Estou certo de que ela será lembrada por essas virtudes: fraternidade, responsabilidade social e solidariedade”.

Na atualidade, a Sociedade mantém o Ambulatório de Pediatria Social que atende cerca de 800 crianças carentes do bairro Bela Vista. Por meio do projeto “Abrace seu Bairro”, a Sociedade oferece atividades de capacitação profissional, cultural e esportiva aos moradores da região. Entre as atividades estão: informática, alfabetização de adultos, esportes cooperativos, musicalização e canto coral, artesanato, corte e costura e culinária, apoio escolar e palestras sócio-educativas.

O Hospital Sírio-Libanês possui 40 tipos de especialização, 300 leitos e 2,7 mil funcionários, entre os quais, 1,2 mil médicos. Conta também com campanhas como de arrecadação de agasalhos e o Programa Anti-Tabagismo, que oferece tratamento gratuito a seus funcionários nesse sentido. A instituição foi a primeira na América Latina a inaugurar uma Unidade de Terapia Intensiva. Outra ação pioneira que também foi a instalação do PET/CT, equipamento que permite localizar mais precocemente pequenos tumores e planejar uma radioterapia com precisão.

As ações filantrópicas de ensino e pesquisa do Hospital Sírio-Libanês estão voltadas para as parcerias com as Secretarias municipal e Estadual de Saúde e com instituições privadas. As parcerias governamentais visam o desenvolvimento e ao aperfeiçoamento de profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) que atendem a população.

Cleber Mata