Governador participa de homenagem ao brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar

nd

sex, 06/10/2006 - 14h21 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou, na manhã desta sexta-feira, dia 6, de missa ‘in memoriam’ do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, patrono da Polícia Militar de São Paulo.

A missa foi celebrada pelo padre Antônio Maria, na Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco, na região central da cidade.

“Hoje nós celebramos a memória do brigadeiro Tobias, este que criou a guarda municipal permanente, a antiga Força Pública e hoje Polícia Militar de São Paulo”, lembrou o governador.

O brigadeiro Tobias de Aguiar nasceu em Sorocaba, em 4 de outubro de 1794, e ainda jovem ingressou no Regimento das Milícias. Aos 26 anos, reuniu uma tropa formada por 100 homens e foi para o Rio de Janeiro combater tropas portuguesas, contrárias a Independência.

Ele foi casado com a Marquesa de Santos, com quem teve seis filhos. Em 1842, juntamente com o Padre Diogo Feijó, comandou a Revolução Liberal e combateu a ascensão dos conservadores. Tobias morreu em 1857, na província do Rio de Janeiro. 

De acordo com o governador, Rafael Tobias de Aguiar acreditou na liberdade e por isso foi preso. “Ele acreditava que só a liberdade seria capaz de permitir às pessoas evoluírem efetivamente”, destacou.

Para o comandante da Polícia Militar, cel. Eliseu Éclair, o brigadeiro Tobias foi uma figura ímpar, possuidor de um grande sentimento humanitário.

“Ele interessou-se pelas precárias condições da vida dos escravos, dedicou-se à instrução pública e a assistência hospitalar. Preocupou-se com a imigração, a catequese dos índios, com as finanças e com a produção agrícola. Era um excepcional estadista”, falou o comandante.

Entre os presentes na homenagem, estavam o secretário-chefe da Casa Civil, Rubens Lara, o secretário da Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, a secretária da Casa Militar, cel. Fátima Ramos Dutra, além dos tataranetos do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, 2º tenente-médico Cecília Tobias de Aguiar Moeller Achear e o capitão-dentista Luís Tobias de Aguiar Federico.

Manuela Sá

Leia também:

Lembo anuncia restauração da Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco