Governador participa de homenagem a Santos Dumont

Lembo entregou medalha Mérito Santos Dumont

qui, 20/07/2006 - 12h55 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou nesta quinta-feira, 20/7, da solenidade militar em lembrança ao 133º aniversário de Alberto Santos Dumont, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos.

“Esta é uma data muito feliz em que comemoramos o nascimento de Santos Dumont, especialmente no ano do centenário do primeiro vôo. Isso mostra que nós, brasileiros, somos capazes de grandes feitos e este é particularmente importante porque mudamos a face do mundo”, destacou o governador.

Durante a cerimônia, a medalha Mérito Santos Dumont foi entregue a 44 pessoas. Lembo foi paraninfo e entregou cinco medalhas, inclusive ao comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Elizeu Éclair Teixeira Borges.

A honraria é concedida a civis ou militares que se destacaram ou prestaram serviços importantes à Aeronáutica. A medalha é entregue anualmente, desde 1956, sempre na data do nascimento de Santos Dumont.

Chamado de Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont nasceu em 1873, no interior de Minas Gerais. Vivendo em Paris, o inventor desenvolveu e aperfeiçoou dirigíveis e aeronaves, foram mais de 20 protótipos. Em outubro de 1906, em Bagatelle, levantou vôo com o 14 Bis, a primeira vez que uma aeronave desliza e decola utilizando apenas suas próprias forças.