Governador participa de formatura de novos policiais

São Paulo recebeu mais 1,2 mil policiais

qua, 21/03/2007 - 20h43 | Do Portal do Governo

São Paulo recebeu na tarde desta quarta-feira, 21, um reforço na sua força de segurança. Trata-se de mais 1,2 mil novos policiais que se formaram em cerimônia realizada na região central da Capital, que contou com a presença do governador José Serra. Outros 918 soldados já foram incorporados à Polícia Militar na sexta-feira, 16, em cinco regiões do interior do Estado.

“A Polícia Militar é um instrumento de defesa da nossa democracia. Quero dizer a todos que São Paulo tem um enorme respeito e estima pela polícia. A população espera destes novos soldados maior segurança no cotidiano”, previu Serra. Ele destacou também a confiabilidade do povo paulista no trabalho de soldados do Corpo de Bombeiros, recentemente homenageados pelo governo de São Paulo.

“Quero expressar o meu orgulho e a grande confiança que nós temos no trabalho que vocês desenvolverão em todo Estado”, completou o governador aos formandos.

São 1.256 soldados, sendo 1.084 para o policiamento comunitário e 172 para o Corpo de Bombeiros. Solenidades em cinco regiões do Estado – Araçatuba, São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto e Santos – formaram os outros 918 policiais militares na semana passada. Com isso, o total de novos soldados no Estado em menos de uma semana chega a 2.174. Todos receberão salário inicial de R$ 1,3 mil.

Os novos soldados passaram por mais de duas mil horas/aula de direito, sociologia, técnica policial e direitos humanos. O curso preparatório foi divido em dois módulos: o primeiro teve duração de 36 semanas. Outras 16 semanas completaram a segunda etapa.

O secretário de Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão, frisou que os novos homens foram treinados para atuar em ações de repressão ao crime organizado. “É uma nova força que chega para dar segurança ao povo de São Paulo”, assegurou Marzagão.

Em meio aos familiares que assistiam a cerimônia, a dona de casa Gilene Meneses de Oliveira Santos não escondia o orgulho de assistir a formatura do filho, o soldado Adriano Santos. “Eu sai de Mirandópolis para estar aqui e tirar uma foto dele de farda”, contou Gilene que viajou durante a madrugada ao lado do marido.

Para ela, Adriano cumpre uma importante etapa da sua vida ao ingressar na Polícia Militar de São Paulo. “É o que ele sempre sonhou. Estou feliz por ele”, observou a dona de caca.

O sorriso estava também estampado no rosto do soldado Edmilson Cassimiro dos Santos, 28 anos. Na manhã desta quinta-feira, 22, ele se apresenta a um pelotão da PM de Osasco. “O maior desafio que sempre tive na minha mente é servir a comunidade”, concluiu Santos.

Além do governador, prestigiaram o evento o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, o secretário de Comunicação, Hubert Alquéres, o secretário de Relações Institucionais, José Henrique Reis Lobo, o procurador geral de Justiça, Rodrigo Rebelo Pinho, deputados estaduais e familiares dos formandos.

Cleber Mata