Governador participa de cerimônia de criação do grupo Pró-Inclusão do Ministério Público

Promotores passam a atuar no combate à discriminação e a desigualdades social

qui, 27/07/2006 - 19h43 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na tarde desta quinta-feira, 27/7, da cerimônia de instalação do Pró-Inclusão – grupo formado por promotores do Ministério Público do Estado (MPE), que visa combater a exclusão social na capital.

Lembo elogiou a iniciativa do Ministério Público paulista em ser o primeiro no Brasil a criar um grupo para diminuir a desigualdade social.

“O dia de hoje é de muita alegria. Certamente é uma posição de vanguarda e a vanguarda é sempre paulista. Tem algo intrínseco no que fez o Ministério Público de São Paulo. Resgatamos as garantias constitucionais de defesa da dignidade humana. Hoje, o Ministério Público Estadual avança muito”, disse Lembo.

Durante o discurso, o governador mencionou líderes religiosos presentes na cerimônia, no auditório Queiroz Filho, como o padre Júlio Lancelotti e o Frei David. “Reconheço que eles são instrumentos do bem e lutam por causas muito importantes”, frisou.

Lembo resgatou, ainda, um pouco da história ao lembrar alguns pensadores. “Recordo-me quando os liberais defendiam a igualdade entre as pessoas. Eu me recordava das críticas de Karl Marx, demonstrando que essa igualdade era meramente formal. Ele tinha razão. Era meramente formal. E essa igualdade foi se alterando ao longo do tempo e obteve algumas vitórias como as garantias constitucionais”, comentou.

Para o governador, o principal problema brasileiro está na situação socioeconômica do país, que provoca a desigualdade e não necessariamente na diferença étnica.

Ao comentar a importância da criação do Pró-Inclusão, o Procurador-Geral de Justiça, Rodrigo César Rebello Pinho, ressaltou. “Precisamos voltar nossos olhos e atender outra porção da sociedade. Temos de atender a pessoas excluídas do processo produtivo. É preciso voltar nossos olhos aos moradores de rua, por exemplo. É por isso que estamos criando um setor organizado no Ministério Público para a cidadania ser exercida de forma plena”.

Além do governador e do Procurador-Geral, estiveram no evento o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, a deputada Federal Luiza Erundina (PSB-SP), o deputado Estadual, Sebastião Arcanjo (PT), o cardeal Dom Cláudio Hummes e o representante da comunidade Islâmica no Brasil, sheik Jihad Hassan Hammaden.

O GRUPO

A missão do Pró-Inclusão é diminuir a discriminação e as desigualdades em segmentos da sociedade. O propósito do MPE é ampliar a atuação do grupo em todo Estado.
Os promotores do Pró-Inclusão passarão a atuar judicialmente em casos de violação dos direitos sociais ou práticas discriminatórias. O grupo é integrado por promotores da Cidadania, Infância e Juventude; Habitação e Urbanismo; do Consumidor; e da Segurança Cível e Criminal.

Cleber Mata