Governador participa das comemorações pelo Dia do Bombeiro

Durante a comemoração, nove pessoas foram homenageadas com a entrega do título ‘Bombeiro Honorário’

dom, 02/07/2006 - 13h50 | Do Portal do Governo

“O dia de quem preserva, dignifica e salva vidas”. Dessa forma, o governador Cláudio Lembo abriu as comemorações pelo dia do bombeiro. A solenidade aconteceu na manhã deste domingo, 02 de julho, na Praça Clóvis Bevilácqua, região central de São Paulo.

Lembo referiu-se ao local, sede do Corpo de Bombeiros, como “Casa de Vida”, uma alusão aos profissionais que preservam a vida da população. “A Polícia Militar de São Paulo é uma das corporações mais distintas, diferenciadas e qualificadas de toda a estrutura do serviço público, porque preserva a ordem, a disciplina, a lei e a integridade física das pessoas”, declarou o governador.

O soldado João Alberto Costa, morto há dois meses por facções criminosas, foi lembrado na ocasião. Sua esposa recebeu homenagens durante a solenidade e a notícia de que o Mausoléu dos Heróis de 32, que será erguido na avenida Teotônio Vilela, receberá o nome do marido.

O governador emocionou-se ao falar do bombeiro que estava trabalhando no momento em que foi assassinado: “Isso me doeu muito. Confesso que cheguei às lágrimas várias vezes quando vi a vida de um companheiro cair”, disse Lembo.

Entre os presentes no evento estavam o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, o comandante geral da Polícia Militar, Eliseu Eclair Teixeira Borges, o comandante do Corpo de Bombeiros, Antônio dos Santos Antônio e prefeitos do interior do Estado.

O dia do Bombeiro é comemorado dia 2 de julho e foi instituído pelo decreto federal 35.309/54, do então presidente Getúlio Vargas.

Bombeiro Honorário

Durante a comemoração, nove pessoas foram homenageadas com a entrega do título ‘Bombeiro Honorário’. A premiação é dada àquelas pessoas que se destacaram pelo interesse e dedicação ao desenvolvimento da prevenção e extinção de incêndios e salvamentos no Estado.

Foram elas:

• Gilberto Kassab, prefeito do município de São Paulo;

• Álvaro Lazzarini, ex vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral;

• Alberto Pereira Mourão, prefeito do município de Praia Grande;

• José Paulo Delgado Júnior, prefeito do município de Taquaritinga;

• Maurício Sponton Rasi, prefeito do município de Porto Ferreira;

• Emílio Migliano Neto, juiz de direito da 4ª Vara Criminal de São José do Rio Preto;

• Walter Caveanha, ex-prefeito do município de Mogi Guaçu e secretário de Emprego e Relações de Trabalho;

• Antônio Bias Bueno Guillon, presidente do Conselho Curador da Fundação Conrado Wessel;

• José Guilherme Sabe, diretor presidente da Equitron Automação e professor da Escola de Engenharia de São Carlos – USP.

Manuela Sá