Governador participa das comemorações dos 25 anos da Obra Dom Bosco, em Itaquera

Cláudio Lembo entregou a medalha "Bandeirantes, ao padre Rosalvino Moran, fundador da obra

qua, 31/05/2006 - 23h59 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na noite desta quarta-feira, dia 31, das comemorações do 25º aniversário da Obra Social Dom Bosco, em Itaquera, Zona Leste da Capital.

Criada pelos padres salesianos, em 1981, a Obra de Itaquera começou como um pequeno centro da juventude, oferecendo atividades e esportivas às crianças de Itaquera e hoje atende cerca de 6 mil pessoas diariamente. Em 25 anos, foram realizados mais de 12 milhões de atendimentos e cerca de 25 milhões de refeições servidas.

Segundo o fundador da obra de Itaquera, padre Rosalvino Moran trata-se da maior instituição social de São Paulo, em atividades diferenciadas. Atua nas áreas de: infância e adolescência, terceira idade, família, saúde, moradias e atendimento médico com o objetivo de acolher crianças e adolescentes da região, proporcionado formação humana global, enfatizando a solidariedade, a justiça e a igualdade.

Para homenagear a instituição, o governador Cláudio Lembo entregou  a medalha “Bandeirantes” ao padre Rosalvino. “Isso é para demonstrar o carinho que tenho por essa obra social. Quero homenagear a todas as pessoas, com esse símbolo de São Paulo, com essa vontade de vencer, avançar e dar dignidade a todas pessoas”, disse o governador.

As crianças e os adolescentes atendidos recebem abrigo, alimentação e recreação, freqüentam a escola, são encaminhados ao mercado de trabalho, têm atendimento odontológico. Ali são servidas refeições todos os dias. Para manter a Obra, o padre Rosalvino conta com vários convênios com órgãos do governo do Estado e da prefeitura, com a colaboração da comunidade e com as contribuições do Mesa São Paulo.

O local conta também com serviços voltados ao atendimento do menor em situação de risco. A Casa de Acolhimento Madre Mazzarello, no Jardim Redil; e da Casa do Adolescente, no complexo do Centro de Formação e Cultura, no Metrô Corinthians-Itaquera.

A Obra Social Dom Bosco conta com assistentes sociais, médicos, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapêutas, nutricionistas, educadores entre outros. O alvo é a população carente da região, sobretudo do entorno do Centro de Formação e Cultura, onde estão concentradas cinco favelas de pequeno e médio portes.

Carlos Prado