Governador participa das comemorações do 79º Aniversário da Casa Militar

Profissionais paulistas que atuaram na Operação SOS Alagoas foram homenageados durante a cerimônia

ter, 19/10/2010 - 17h55 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman participou nesta terça-feira, 19, da solenidade alusiva ao 79º aniversário da Casa Militar. Mais de 100 pessoas participaram da cerimônia, que marcou também a homenagem aos servidores paulistas que atuaram na Operação SOS Alagoas, em julho deste ano. Ao todo, 63 profissionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Geológico (IG), Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT) e Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências da Secretaria da Saúde (GRAU) foram homenageados com as medalhas da Casa Militar e da Defesa Civil. O governador também foi agraciado com a medalha da Casa Militar.

Instituída em fevereiro de 2006, a Medalha da Casa Militar tem o objetivo de homenagear pessoas físicas e jurídicas, organizações civis e militares, nacionais e estrangeiras, por seus méritos e pelos serviços dignos de especial destaque prestados ao Estado de São Paulo e a seu povo, de maneira a preservar o espírito de liberdade e democracia. Já a Medalha da Defesa Civil visa recompensar as pessoas que por seus méritos pessoais e relevantes serviços prestados nas atividades concernentes à Defesa Civil se tornaram merecedoras do reconhecimento público.

Histórico da Casa Militar
Criada em 1931, a Casa Militar do Gabinete do Governador do Estado de São Paulo era composta por dois ajudantes-de-ordens e um chefe que tinham a função exclusiva de atendimento funcional ao Presidente do Estado. O primeiro Secretário-Chefe da Casa Militar foi o Cel PM Polimércio de Rezende (01/11/1930 – 07/03/1932). Até então, a Casa Militar não tinha a função de guarda dos Palácios da Presidência do Estado, que ficava a cargo da Companhia Independente de Polícia de Guarda dos Palácios.

Em 1975, a Casa Militar foi reorganizada, passando a acumular as funções de ajudância-de-ordens, segurança pessoal do Governador do Estado, prestação de serviços de telecomunicações e saúde nos Palácios do Governo, além de coordenar o uso de aeronaves executivas e organizar e coordenar a defesa civil do Estado de São Paulo.

Com um efetivo de 659 policiais militares, a Casa Militar integra a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e é órgão do Gabinete do Governador destinado à prestação de serviços à comunidade, prioritariamente, na área de redução de desastres, por intermédio de intervenções preventivas, de socorro, assistenciais ou recuperativas, de modo sistêmico e com ênfase no desenvolvimento e na proteção do ser humano.

O órgão também atua na execução das atividades de: segurança comunitária voltada para o entorno da sede do Poder Executivo Estadual; segurança física dos Palácios do Governo e do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo – FUSSESP; segurança e atendimento funcional do Governador do Estado e de dignitários. Atualmente conta com um efetivo de 659 policiais militares, composto por 61 Oficiais e 598 Praças.

Da Secretaria da Casa Militar