Governador participa das comemorações de aniversário da fundação de Santana de Parnaíba

Lembo participou da inauguração de monumento em homenagem aos Bandeirantes

qua, 15/11/2006 - 0h25 | Do Portal do Governo

Em comemoração aos 426 anos de fundação de Santana de Parnaíba no Oeste do Estado, o governador Cláudio Lembo participou na noite desta terça-feira, dia 14, da inauguração do monumento aos Bandeirantes, construído na principal entrada do município.

O objetivo do monumento é homenagear o Movimento Bandeirante e resgatar a importância histórica da cidade, além de demonstrar o papel do bandeirismo na expansão do território nacional.

Em seu discurso, Lembo disse que a iniciativa da prefeitura de investir na construção do monumento, revela a sensibilidade da Administração em preservar a história do Brasil. “Um País que esquece o seu passado comete uma tragédia e este monumento servirá para os nossos netos perceberem quem foram os Bandeirantes. Uma gente de uma coragem extrema”, comentou.

Ele fez referência aos caminhos trilhados por alguns dos Bandeirantes como Fernão Dias, conhecido como “O Caçador de Esmeraldas”, que deixou São Paulo com destino a Goiás e pelo padre Guilherme Pompeu que financiava as cruzadas. “Esse monumento retrata o Brasil”, completou Lembo, que assistiu a uma queima de fogos.

Ainda durante sua fala, o governador elogiou o trabalho do  escultor Murilo Sá Toledo, morador de Santana de Parnaíba e autor de obras expostas em unidades do Sebrae e do Teatro Municipal de São Paulo.

Segundo Murilo, as esculturas inauguradas nesta noite enaltecem conceitos como coragem, inteligência, valentia e ousadia. “Eu decidi fazer referência ao passado e ao presente de forma que houvesse um casamento com a interatividade”, explicou. Ele informou que as curvas do monumento com a queda d´água representam os obstáculos encontrados no cotidiano pelo povo brasileiro.

A obra tem pouco mais de 60 metros de comprimento e 20 metros de largura com dois pórticos e um conjunto com 23 esculturas em bronze e peças menores. As esculturas retratam a saga de personalidades que marcaram a história paulista, como Anhangüera (Bartolomeu Bueno da Silva), Domingos Jorge Velho, Antônio Raposo Tavares, entre outros.

A cidade de Santana de Parnaíba – localizada no Vale do Tietê, integra o traçado de onde passaram os desbravadores, conhecido como Roteiro dos Bandeirantes. O município foi fundado em 1850 por Suzana Dias e concentra um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Estado de São Paulo, com 209 edificações tombadas em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).

Participaram da solenidade os prefeitos de Santana de Parnaíba Benedito Fernandes, de Barueri, Rubens Furlan, de Cajamar, Messias Candido Silva, de Pirapora do Bom Jesus, Raul Bueno, de Salto, José Geraldo Garcia, o deputado federal eleito, Silvio Peccioli, o deputado estadual eleito, Gil Arantes, vereadores e cerca de 600 moradores da cidade.

Cleber Mata