Governador participa da premiação do concurso “José Bonifácio – um brasileiro à frente de seu tempo”

Na ocasião, foram entregues o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, a coleção de livros educacionais e o site sobre José Bonifácio

seg, 04/09/2006 - 14h14 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou nesta segunda-feira, dia 4, no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de premiação do concurso “José Bonifácio – Um brasileiro à frente do seu tempo”. O evento marca o início das comemorações da Semana da Pátria. Na ocasião, foram entregues o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, a coleção de livros educacionais “Fundadores da Nação” e o site “José Bonifácio – Obra Completa”, além da exposição “José Bonifácio em Documentos”.

“Estamos comemorando a Semana da Pátria da melhor maneira. Sem luxo, sem grandiosidade, mas com sobriedade e o mais importante, estudando, coisa que a gente precisa fazer cada dia mais. Aprender a viver e a conviver com a nossa história para fazer história”, disse o governador.

O evento teve início com o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência, executados pela Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de São Paulo e pelo Coral da Secretaria estadual da Educação. 

Sobre o Hino da Independência, Lembo fez um pequeno registro. “Como ele foi concebido cerca de um ano após a Independência do Brasil, recebeu de D. Pedro I o nome de Hino do Constitucionalismo Brasileiro. Apesar de D. Pedro se tornar um absolutista do Brasil e um constitucionalista de Portugal, ele foi um homem que acreditou na Constituição, documento básico de uma sociedade”. Ele disse que o hino teve o nome mudado pelo povo brasileiro para Brava Gente.  Posteriormente, recebeu o de Hino da Independência, mantido até hoje. “Eu acho tão bonito quando o Hino da Independência é lembrado como Hino da Brava Gente Brasileira”.

Concurso

O concurso “José Bonifácio – Um brasileiro à frente do seu tempo” faz parte do Programa Memória de José Bonifácio de Andrada e Silva, patriarca da Independência do Brasil. Trata-se de uma competição para premiar a melhor produção de peça teatral, elaborada por professores da rede pública estadual de ensino, tendo como personagem central José Bonifácio. Tem por objetivo incentivar os alunos a aprender sobre a vida e a importância histórica do personagem.

O governador assistiu a uma das peças vencedora: “Brincantes e Cirandeiros na Ciranda da Independência”, encenada por alunos do ensino médio da Escola Estadual Euphli Jalles, de Jales, interior de São Paulo. “Achei a encenação excepcional”, elogiou o governador.

Livros

A coleção de livros educacionais “Fundadores da Nação” também foi apresentada no evento. Trata-se de um projeto composto por um pacote de 4 livros, desenvolvido pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Secretaria da Educação. São eles: José Bonifácio – Patriarca da Independência, de Carlos Mota; Diogo Antônio Feijó – Padre Regente, de Miriam Dolhnikoff; D. Pedro I, o imperador cordial, de Francisco Alambert; e Maria Leopoldina – imperatriz brasileira, de Maria Aparecida Aquino. “Esses livros vão ajudar muito a gente reavivar as figuras do Brasil”, disse Lembo.

A secretaria da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, destacou que o objetivo do Governo é oferecer informações de qualidade. “Esse é o começo. Nós pretendemos que essa coleção tenha vida longa e que cultue as pessoas importantes da nossa história”.

O presidente da Imprensa Oficial do Estado (Imesp), Hubert Alquéres, destacou a importância da obra, lembrando que José Bonifácio contribuiu para a formação do país. “Ele plantou as raízes para a independência do Brasil. Por isso, acho muito importante disponibilizar essa obra para as escolas estaduais paulistas”, disse.

Os volumes serão distribuídos às escolas da rede pública estadual de nível fundamental e médio. A coordenação da coleção esteve a cargo de Carlos Mota, que além de doutor em História da USP, é professor do curso de pós-graduação do Mackenzie.

Site

Desenvolvido por uma equipe de trabalho composta por historiadores, pesquisadores, editores, designers e profissionais de tecnologia da informação, o site www.obrabonifacio.com.br reúne a obra completa do Patriarca da Independência.

Disponibiliza pela primeira vez, gratuitamente, toda a documentação relacionada a José Bonifácio. Ao todo, o site contém as imagens digitalizadas de 10.448 páginas de documentos.

Patrocinado pelas empresas do setor siderúrgico Cosipa e Rio Negro, com apoio da Fasal, todas pertencentes do grupo Usiminas, foram investidos no projeto R$ 2 milhões, um dos maiores investimentos dos últimos anos feitos na área de história do Brasil.

Macedo Júnior