Governador participa da posse do novo diretor da Faculdade de Direito da USP

nd

sex, 11/08/2006 - 23h17 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na noite desta sexta-feira, 11/08, da posse do novo diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, Prof Dr. João Grandino Rodas no Largo São Francisco, Centro da capital. Lembo descerrou ainda a placa em memória da proclamação histórica do Território Livre do Largo São Francisco, em 11 de agosto de 1932.

Outro ato do governador Cláudio Lembo no campus da Faculdade foi a assinar convênio com o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, Ministério da Justiça e Defensoria Pública do Estado para acelerar processos em trâmite em Varas de Execução Criminal. Com assinatura do termo, haverá um esforço concentrado na análise dos processos.

“Estamos fazendo história ao assinar um termo como esse. Isso é uma demonstração da integração das unidades federativas, justamente no local onde sempre foi defendido o Estado de Direito. Estamos combatendo a má vida de muitos com esse gesto”, comentou Lembo.

Ao descerrar a placa em referência ao Território Livre do Largo de São Francisco, o governador incentivou estudantes que acompanhavam a cerimônia a lutar pela manutenção do regime democrático.

“A gente quando vive na Democracia não tem consciência da importância da liberdade, este oxigênio da vida. Porém, certamente em 1930 quando os carcomidos desejavam evitar o Estado de Direito no Brasil, Antônio Marrey teve a sensibilidade de criar o Território Livre. Que possamos lembrar desta data para fazer uma reflexão e pensar nos grandes liberais que passaram por aqui”, frisou Lembo que se formou pela Faculdade na turma de 1958.

A cerimônia marcou também o encerramento das atividades da comemoração do 179º de Aniversário da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Em referência a data, o governador Cláudio Lembo assistiu ao lado da presidente do Superior Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, a apresentação do Coral XI de Agosto “Gaudeamus Igitur”.

Estiveram presentes ao evento os secretários estaduais, Antônio Ferreira Pinto (Administração Penitenciária) e Eunice Aparecida de Jesus Prudente (Justiça e Defesa da Cidadania, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o prefeito Gilberto Kassab, o Procurador-Geral de Justiça, Rodrigo Pinho, o presidente do Tribunal de Justiça, Celso Luiz Limonge, a defensora Pública do Estado, Cristina Gonçalves, líderes religiosos, estudantes e ex-alunos da Faculdade de Direito.

Sobre a Faculdade

A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, foi criada em 11 de agosto de 1827 por Carta de Lei do Imperador D. Pedro I. Ela foi arquitetada como projeto do Império, poucos anos após a proclamação da independência política brasileira. O objetivo da Faculdade era formar homens públicos para governador e administrar o Brasil. A iniciativa deu certo: presidentes como Campos Salles, Rodrigues Alves e Prudente de Morais passaram pela Faculdade.

Anos mais tarde para preservar o acervo foi criado o Museu da Faculdade de Direito voltado a alunos e ao público em geral. No Museu, é possível conferir pinturas, esculturas, vitrais em suas várias dependências.
 
Cleber Mata