Governador participa da inauguração de novo prédio da TV Globo

Complexo na Capital abrigará as áreas comercial e administrativa da empresa

qui, 26/04/2007 - 16h31 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou no final da manhã desta quinta-feira, 26, da inauguração do novo prédio da Rede Globo, a quarta maior emissora de televisão do mundo. Com o nome de Edifício Jornalista Roberto Marinho, a nova construção abriga as áreas comercial e administrativa da empresa que completa hoje 42 anos.

“A Globo faz aniversário, mas quem ganha o presente é São Paulo. Este prédio e este complexo se tornarão sem dúvida uma referência urbana. Referência que dá um conteúdo muito concreto ao slogan ‘Globo, a gente se vê por aqui’. Em São Paulo, no Brooklin, se vê mesmo. E é por isso que nós podemos dizer ‘Globo e São Paulo, tudo a ver”, disse o governador durante a cerimônia.

Serra também destacou o papel da emissora. “É desnecessário assinalar a importância da Rede Globo enquanto veículo de acesso ao lazer, à informação e ao conhecimento. Mas cabe lembrar uma função muito importante que ela cumpre, que é o combate ao isolamento e à solidão que atingem em nosso país milhões de pessoas. A rádio e a televisão da rede põem o mundo diante das pessoas e as pessoas diante do mundo”.

Parcerias

Durante seu discurso, o governador José Serra elogiou as iniciativas de responsabilidade social adotadas pela emissora, por meio da Fundação Roberto Marinho. Dentre as parcerias com o governo do estado, a fundação participou da implantação do Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em março do ano passado. A Fundação é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 1977. Ela tem por objetivo lutar pela solução dos problemas ligados à educação através dos meios de comunicação.

O governo também firmou convênio com a Fundação para a exibição de cursos de administração empresarial, gestão de pequenos negócios, secretariado e assessoria através do programa de educação profissional à distância Telecurso – TEC. Os cursos serão compostos por três modalidades, cada um com duração de três meses. Os cursos foram elaborados pelo Centro Paula Souza, que cuida também da avaliação dos alunos e da certificação. As aulas começam em maio.

A Globo também participa do Projeto Pomar, sendo durante cinco anos uma das responsáveis pela manutenção de trechos das marginais do rio Pinheiros.

Globo em São Paulo

Com sede no Rio de Janeiro, a Globo tem presença maciça em São Paulo: só na Capital são mais de 1.500 profissionais que atuam em diferentes áreas.

“Desde seu início a Globo já nasceu com este duplo sotaque, fluminense e paulista”, disse Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo.

O Estado de São Paulo abriga 25% de todos os domicílios com televisão no país e 60% das verbas publicitárias destinadas ao meio. “A confiança da Rede Globo no país continua a mesma”, enfatizou Irineu Marinho.

O novo edifício possui quinze andares e tem 77 metros de altura. Cada andar possuir pouco mais de mil metros quadrados. Foram instalados 700 ramais telefônicos e 500 estações de trabalho, todos interligados em redes de alta performance, o que permite transmissões de voz e vídeo integrados. A rede de internet é sem fio e o sistema de TV a cabo é digital, permitindo receber futuras transmissões em alta definição. “É um sonho de Roberto Marinho que se realiza hoje”, lembrou o prefeito Gilberto Kassab.

O endereço do novo prédio presta homenagem a um antigo funcionário da casa,o diretor de jornalismo Evandro Carlos de Andrade, já falecido. Autoridades descerraram a placa da via que leva o nome do profissional logo após a cerimônia de inauguração do edifício.

Com 5 emissoras e 116 afiliadas espalhadas pelo país, a Rede Globo atinge mais de 5.000 municípios com programação 24 horas por dia. Novelas, minisséries e musicais produzidos pela emissora já foram exibidos em mais de 60 países e traduzidos para 20 idiomas.

Manoel Schlindwein