Governador participa da inauguração de nova unidade do Hospital Albert Einstein

Unidade tem capacidade para realizar 500 mil exames por ano na área diagnóstica e atender 36 mil pacientes anuais na área de primeiro atendimento adulto e pediátrico

qua, 04/08/2010 - 8h24 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 12h29)

O governador Alberto Goldman participou nesta quarta-feira, 4, da cerimônia de inauguração da unidade Perdizes Higienópolis do Hospital Israelita Albert Einstein.  Com dez andares, a unidade tem capacidade para realizar 500 mil exames por ano na área diagnóstica e atender 36 mil pacientes anuais na área de primeiro atendimento adulto e pediátrico.

Os principais destaques do novo prédio de 20 mil metros quadrados são o Centro de Oncologia, Day Clinic, salas de cirurgia, leitos de internação e 25 consultórios para médicos do corpo clínico do Einstein. O atendimento, a arquitetura e a infraestrutura seguem princípios internacionais que buscam humanizar as práticas médicas e assistenciais.

Segundo o presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, mantenedora do hospital, Claudio Luiz Lottenberg, a unidade segue uma tendência mundial conhecida como “desospitalização” que busca oferecer diagnósticos e tratamentos mais rápidos, eficientes e com menor custo.

Além disso, a unidade é pioneira na América Latina a adotar o modelo Planetree, que humaniza o atendimento hospitalar. O modelo trabalha dez componentes de forma alinhada, que auxiliam na melhoria da qualidade no atendimento de saúde, promovendo aos pacientes e familiares um cuidado realmente mais humanizado e participativo.

A nova unidade faz parte do Plano Diretor de expansão do hospital, que soma aproximadamente R$ 520 milhões em investimentos até 2012 e envolve melhorias de estrutura, expansão regional, aumento de capacidade de atendimento e qualificação de tecnologia, processo e mão de obra.

O empreendimento

Um terreno de 2,5 mil m² abriga a nova unidade-satélite que tem dez andares, sendo cinco subsolos e cinco pavimentos, além de térreo, casa de máquinas e heliponto no topo do edifício. No total, são dez apartamentos e duas salas cirúrgicas no Day Clinic, 25 consultórios, além de uma Clínica da Mulher, um moderno Centro de Medicina Diagnóstica e um Centro de Oncologia para atender pacientes que se submetem a tratamentos de radioterapia ou quimioterapia.

A nova unidade ampliará o volume de exames e oferecerá ultrassonografia, raios-X, tomografia computadorizada (Acquillion One), ressonância magnética, mamografia, PET/CT, ecocardiografia, Holter, endoscopia, densitometria óssea e colposcopia, entre outros.

Prédio verde 

O projeto foi idealizado com base nos conceitos da sustentabilidade preconizados pelo Green Building Council. Por isso, os materiais utilizados foram escolhidos com o objetivo de propiciar o menor impacto ambiental possível.

As luminárias consomem menos energia, as bacias sanitárias têm menor consumo de água e os vidros especiais diminuem a incidência dos raios solares na área interna, o que reduz a carga térmica no local e, portanto, diminui o consumo do sistema de ar condicionado e energia elétrica. Além disso, a água da chuva será reutilizada para irrigar os jardins.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo