Governador participa da formatura de novos policiais e entrega motos à PM

Polícia Militar reforça seu efetivo em mais 1148 homens

sáb, 16/09/2006 - 13h03 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na manhã deste sábado, dia 16, da formatura de novos policiais militares e da entrega de 245 motocicletas no Vale do Anhangabaú, região central da capital. Na ocasião, Lembo homenageou com a medalha Láurea do Mérito Pessoal, soldados que se destacaram ao longo do curso.

Durante seu discurso, o governador frisou a importância dos novos soldados no cotidiano dos paulistas. Ele disse, ainda, que os novos policiais devem estar orgulhosos pelo que representa a história da Polícia Militar de São Paulo.

“Tenho certeza que vocês estão vestindo uniformes de uma das mais honradas corporações militares de nosso país. A Polícia Militar é uma corporação que tem história, coragem, civismo e dignidade. Preservem sempre os direitos humanos, a liberdade de expressão e a dignidade de cada um”, observou.

Com a formatura, a Polícia Militar reforça seu efetivo em mais 1.148 policiais, sendo 497 para a capital – 378 soldados femininas, 156 para a Região Metropolitana de São Paulo, 400 para o interior e 95 novos homens que integrarão o Corpo de Bombeiros.

Os novos homens estiveram na Academia do Barro Branco por mais de um ano, onde foram treinados e viveram situações similares ao do dia a dia de um policial militar. Eles tiveram aulas de direito penal, direito civil, direitos humanos, inglês, informática e comunicação.

No evento, Lembo passou em revista à tropa e assistiu ao desfile de encerramento em continência a mais alta autoridade. O desfile contou com a participação de homens do Corpo de Bombeiros e de homens de programas desenvolvidos pela PM como o Ronda Escolar e do Rocam (Programa Rondas Ostensivas Com o Apoio de Motocicletas).

A nova turma de policiais denominada “Centenário da Missão Militar Francesa na PM do Estado de São Paulo” teve como destaque o soldado da PM Bruno Ricardo Miranda, condecorado pelo governador Cláudio Lembo com medalha do Mérito. Já no Corpo de Bombeiros, a primeira colocação ficou para o soldado Rone Percy Travaggin que também recebeu medalha como gratidão.

 Motocicletas

As motocicletas serão destinadas ao programa Roçam da PM. Elas passam a atuar na capital e região metropolitana em mais de 85 corredores viários. O número de motos na capital com a entrega feita pelo governador Cláudio Lembo nesta manhã sobe de 624 para 837.

O secretário de Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, lembrou que as motocicletas – modelo Honda Tornado 250, foram adquiridas em parceria entre a Prefeitura de São Paulo, com preço 20% inferior aos praticados pelo mercado. O investimento com os novos veículos ultrapassou R$ 3 milhões. Todas as motos foram compradas através do pregão eletrônico ao preço unitário de R$ 14,7 mil. Somente na capital e na Região Metropolitana, o governo estadual entregou, desde 1995, 10.904 viaturas, 1.807 motos, 174 bases móveis e 24 traillers.

Além do governador e do secretário de Segurança, compareceram ao evento o prefeito da capital Gilberto Kassab – escolhido como paraninfo da nova turma de policiais, a secretária-chefe da Casa Militar, coronel Fátima Ramos Dutra, o comandante-geral interino da Polícia Militar, coronel José Roberto Martins e o comandante do policiamento da capital, coronel Antônio Carlos Rodrigues.

Cleber Mata