Governador participa da entrega do Prêmio Victor Civita 2006-Educador Nota 10

O prêmio homenageia os melhores educadores do País, por seu projetos inovadores de Educação

ter, 10/10/2006 - 23h44 | Do Portal do Governo

Estimular os professores a realizar um trabalho cada vez melhor junto aos alunos. Esta é principal intenção do Prêmio Victor Civita, que homenageia os melhores educadores do País. E a grande vencedora deste ano foi a professora Francisca das Chagas Menezes Sousa de São Gonçalo do Amarante, no Ceará. Professora de Língua Portuguesa da Escola de Ensino Fundamental João Pinto Magalhães, Francisca venceu com o projeto “Cordel: Rimas que encantam”.

Ela recebeu o prêmio de Educador Nota 10 – 2006, das mãos do diretor da Abril Digital, Victor Civita Neto.

A nona edição do prêmio foi realizada na noite desta terça-feira, dia 10, no Teatro Abril, na região Central da Capital e contou com a presença do governador Cláudio Lembo.

Foram premiados trabalhos de educadores de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio. A atriz Beatriz Segall foi a mestre de cerimônias da premiação.

O governador ressaltou a importância do prêmio Educador nota 10 para os professores. “Cria a auto-estima no professor e com isso ele transfere esse valor aos alunos, quem ganha somos todos nós e o Brasil”.

Criado pela Fundação Victor Civita, em 1998, o prêmio é o maior do País para o setor e conta este ano com o patrocínio da Cyrela. Foram inscritos 3.851 trabalhos de diferentes regiões do Brasil e as iniciativas selecionadas têm em comum o objetivo de ensinar sem perder de vista a missão social da Educação.

Para a secretária da Ciência e Tecnologia, Maria Helena Guimarães de Castro, é importante para todo segmento educacional o trabalho realizado pelos educadores. “Todos os professores merecem ser aplaudidos e tudo que eles fazem é muito importante para nós”.

Estiveram presentes no evento, André Lázaro, secretário adjunto do Ministério da Educação,  o presidente da Fundação Anchieta, Marcos Mendonça, o presidente do grupo Votorantim, Antonio Ermírio de Morais, a secretária da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, o secretário municipal de Educação de São Paulo, Alexandre Schneider, governadores, senadores, prefeitos, além de outras autoridades. A cerimônia foi encerrada com uma apresentação da cantora Fortuna e do grupo teatral XPTO.  O evento será transmitido pela TV Cultura no próximo dia 15 de outubro, às 20h30.

  Seleção Prêmio

Um corpo de jurados formado por 16 educadores especializados em diversas disciplinas analisou cada um dos 3.851 trabalhos inscritos de todas as disciplinas,  na 9ª edição do Prêmio Educador Nota 10. Deste total, foram selecionados 50 projetos, que passaram por uma nova análise dos selecionadores para escolherem os dez finalistas. Os projetos de ensino são selecionados de acordo com a sua capacidade de proporcionar uma aprendizagem efetiva.

Cada um dos dez educadores Nota 10 ganharão um troféu criado pela artista plástica Maria Bonomi, R$ 10 mil e livros das editoras Ática e Scipione. Além desses prêmios, a vencedora Francisca das Chagas Menezes ganhou uma bolsa de estudos para cursar pós-graduação em instituição de ensino escolhida por ele, um notebook e um sistema de lousa digital. Esta é uma das novidades da atual edição do Prêmio Educador Nota 10.

Além desta, o Prêmio deste ano traz uma série de novidades. Uma delas é a alteração do nome de Professor Nota 10 para Educador Nota 10. Até o ano passado, a premiação era restrita aos projetos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. Em 2006, houve a inclusão do Ensino Médio. Além disso, foram identificadas as dificuldades apresentadas nos materiais inscritos para assim, reverter os problemas por meio do tratamento das principais questões na revista Nova Escola.

A Fundação Victor Civita ainda promoverá um seminário para discutir temas relevantes da educação brasileira. O evento será realizado nesta quarta-feira, dia 11, e contará com a participação de especialistas, como Emilia Ferreiro, Yves de La Taille, Mario Sergio Cortella, dos cinco últimos Professores do Ano e dos dez educadores vencedores da edição de 2006. “Queremos criar uma comunidade de profissionais preocupados com a qualidade da educação”, informa a coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita, Regina Scarpa.

O Prêmio Educador Nota 10 conta com o apoio da Prefeitura do Município de São Paulo, da TV Cultura, das Editoras Ática e Scipione, do SESC-SP, Itautec, Adaprint Artes Gráficas, Cooperauto, Caesar Business São Paulo, da estilista Eugenia Fleury, da Smart Technologies, da Adega do Vale e dos restaurantes Barnaldo Lucrécia e Lellis Tratoria.

Os demais premiados

Ana Flavia Guizalberte – Marmelópolis / MG: Professora de História da EM Professor Francisco Bruno Ribeiro, Ana Flavia recebeu o prêmio graças ao Projeto Memória.

Daniela da Costa Neves – São Paulo / SP: Professora de Artes da EMEF Professora Maria Berenice dos Santos, localizada no Jardim das Flores, Daniela recebeu o prêmio graças ao projeto Aprendiz de Orquestra.

Edilma Antonia dos Santos – Jussara / GO: Professora de Geografia da Escola Agrícola Comendador João Marchesi, Edilma recebeu o prêmio graças ao trabalho Plantar é Renascer.

Ismael Morel – Amambaí / MS: Professor de Educação Física da Escola Indígena Mbo’eroy Guarani/Kaiowa, Morel recebeu o prêmio graças a um trabalho de revalorização e revitalização da cultura indígena da comunidade da reserva de Amambaí

Jandira Petry – Novo Hamburgo / RS: Professora de Geografia da EMEF Presidente Rodriguez Alves, Jandira recebeu o prêmio graças ao projeto Vale a pena prever o tempo?

Jurema Dantas de Oliveira Hirsh – Barueri / SP: Professora da EMEF Armando Cavazza, Jurema recebeu o prêmio graças ao projeto “Da transformação para a ação: Uma classe especial em busca da inclusão”.

Marilia Schmitt Fernandes – Canoas / RS: Professora de Artes da EMEF Arthur Pereira de Vargas, de Canoas, Marília foi premiada com o projeto Agora nós sabemos o que é Arte Contemporânea!.

Marli Aparecida Salum Benjamin Melillo – Laguna/SC: Professora de Ciências da Escola de Educação Básica e Profissional Professora Adélia Cabral Varejão, Marli recebeu o prêmio graças ao projeto “As tainhas em Laguna”.

Sandra Valério Lucio – Piracicaba / SP: Professora da EE Professora Carolina Mendes Thame,Sandra recebeu o prêmio graças ao “Projeto Branca de Neve”. 

 

Carlos Prado / Cleber Mata