Governador participa da entrega do 6º Prêmio Escola Voluntária

A premiação é uma iniciativa da Rádio Bandeirantes e da Fundação Itaú Social

seg, 13/11/2006 - 22h20 | Do Portal do Governo

Reconhecer e valorizar as escolas que desenvolvem projetos sociais com o trabalho voluntário dos seus alunos. Esse é o objetivo do “6º Prêmio Escola Voluntária”, entregue na noite desta segunda-feira, dia 13, e que contou com a presença do governador Cláudio Lembo e do prefeito da Capital, Gilberto Kassab. A premiação é uma iniciativa da Rádio Bandeirantes e da Fundação Itaú Social.

O governador parabenizou os alunos e as escolas pela participação no projeto. “Vocês são aquilo que efetivamente queremos para o Brasil, gente solidária e que quer trabalhar pela comunidade. O Brasil só vai avançar com vocês dando o exemplo para todos nós”, disse  Cláudio Lembo.  Ele ressaltou ainda que a maneira de melhorar o País é aliar a solidariedade das pessoas com o voluntariado.

Em seu discurso, Johnny Saad, presidente do Grupo de Bandeirantes de Comunicação, lembrou que a edição do proejto deste ano foi ampliada e contou com representantes de outros estados como Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. “Assim nós vamos caminhando até abraçar o Brasil fazendo nossa parte e estimulando a solidariedade e a melhoria do ensino”, concluiu Saad.

Este ano participaram alunos matriculados nas 8ª séries dos ensino fundamental ou de várias séries do ensino médio de 457 escolas, sendo 253 de São Paulo, 72 do Rio de Janeiro, 28 do Paraná, 45 do Rio Grande do Sul e 59 de Minas Gerais.

Destas, dez foram  selecionadas como finalistas que se transformaram em pequenos programas de rádio, realizados na Bandeirantes, com os professores, alunos e equipe da emissora.

Além das premiação tradicional (placas e meção honrosa), as três escolas primeiras colocados receberam um computador (o primeiro lugar ainda ganhou uma viagem). Outro computador foi entregue para escola que recebeu menção honrosa.

Para escolher as escolas foram compostas duas comissões julgadoras, formadas por professores, consultores e pedagogos: uma para selecionar dez entre todos os inscritos e outra para indicar os três primeiros colocados e a menção honrosa.

Confira os vencedores:

1º lugar:  Escola Municipal Hélio Pellegrino – Belo Horizonte (MG)

Projeto: Construindo a cidadania na escola

2º lugar: Escola Estadual de Ensino Fundamental São Paulo – Esquina Gaúcha – Entre-Ijuiz (RS)

Projeto: De um passado sujo, para um futuro limpo

3º lugar: Escola Estadual Eva Esperança – Ilhabela (SP)

Projeto: Cidadão Esperança

Menção honrosa: Escola Estadual Círculo Operário – Duque de Caxias (RJ)

Projeto: Reciclando atitudes, renovando valores

Carlos Prado