Governador participa da entrega de prêmios na final da Olimpíada Estadual de Matemática

Evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes

sáb, 11/11/2006 - 19h35 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na tarde deste sábado, dia 11, no Palácio dos Bandeirantes, da entrega de prêmios aos vencedores da 30º edição da Olimpíada Paulista de Matemática. O evento foi realizado no auditório Ulysses Guimarães e contou com a presença do idealizador da Olimpíada, o professor Shigueo Watanabe, além de estudantes, professores e familiares dos finalistas.

Em seu discurso, o governador deixou uma mensagem de incentivo aos estudantes. “Vivemos um tempo que a juventude é muito criticada e vocês são exatamente o oposto. Trabalham, estudam e acreditam no amanhã. Por isso, vejo aqui uma juventude que representa o verdadeiro Brasil”, observou Lembo. Ele frisou ainda o trabalho dos professores que incentivam os alunos a competirem.

Para a secretária da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, a Olimpíada se tornou ao longo dos anos uma ferramenta para a descoberta de talentos. “Isso aqui é um celeiro de jovens. Podemos perceber que na escola publica também temos professores competentes ensinando alunos especiais. Temos aqui um retrato de um futuro promissor com uma juventude disposta a levar a vida a sério”, comentou Maria Lúcia.

O professor Shigueo Watanabe, afirmou que a Olimpíada chega a 30º edição devido as parcerias firmadas. Ele agradeceu ao governador Cláudio Lembo pelo apoio prestado na realização de mais uma edição da competição. Watanabe lembrou também, que os alunos carentes receberão uma bolsa de estudos e um auxilio de R$ 350,00 pelo período de um ano. “Isso vai permitir que estes jovens continuem estudando”, avaliou o professor.

A Olimpíada de Matemática foi criada em 1977 com objetivo de estimular o estudo da matemática aos estudantes e mostrar a relevância da disciplina no cotidiano das pessoas. Neste ano, a Olimpíada teve participação de 45 mil alunos de mais de mil escolas. Para a fase final, foram classificados 600 alunos, sendo 400 de escolas particulares e 200 da rede estadual de ensino publico.

Ao todo, mais de 1,2 mil pessoas prestigiaram o final da maratona que possui fases regionais. A primeira fase foi realizada em agosto com provas aplicadas em todo Estado. Já segunda etapa, ocorreu neste sábado no campus da Universidade de São Paulo (USP). Mais de 84 alunos foram premiados na edição 2006 da competição. Veja a lista completa dos vencedores que receberam medalhas de ouro, prata e bronze.

Cleber Mata