Governador participa da Comemoração do aniversário do 2º Batalhão da Polícia de Choque

Lembo foi homenageado com a medalha "Batalhão Expedicionários Paulistas"

sex, 12/05/2006 - 12h42 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou nesta sexta-feira, 12/5, da solenidade comemorativa ao 72º aniversário do 2º Batalhão de Polícia de Choque. Na ocasião, ele foi homenageado com a medalha “Batalhão Expedicionários Paulistas”. O governador fez ainda a entrega da Láurea de Mérito Pessoal aos policiais que atuaram no Estádio do Pacaembu na partida de futebol entre Corinthians e o River Plate. “Hoje, é uma data muito especial, não só pelo aniversário do Batalhão, mas particularmente em função dos acontecimentos no Pacaembu, quando 19 homens do Batalhão de Choque preservaram a vida de jogadores argentinos e brasileiros”, disse o governador se referindo ao incidente ocorrido no último dia 4/5. “Fico muito triste pelo acontecido, mas feliz em saber que a Polícia Militar do Estado de São Paulo é de altíssima eficiência, preserva os direitos humanos, a dignidade e a integridade das pessoas e é uma polícia legalista. Portanto, isso é motivo de orgulho para todos nós de São Paulo”.

2º Batalhão

Criado em 1934, o 2º Batalhão de Polícia de Choque tinha como principal objetivo atender aos serviços extraordinários, inclusive as ações de controle de tumultos e policiamento disciplinar, em virtude do efetivo das demais unidades realizar outras missões de policiamento. Foi também nessa época que começou a surgir o policiamento em praças desportivas.

Atualmente, o 2º Batalhão de Polícia de Choque conta com um efetivo de 665 policiais, que tem como principais funções controlar distúrbios civis, atuar em praças desportivas e de eventos, além do policiamento ostensivo e a escolta dignitários, que são realizados pela 3ª Companhia, o Roçam.

Medalha “Batalhão Expedicionários Paulistas”

A medalha foi criada com a finalidade de homenagear personalidades civis, militares, instituições públicas e particulares que colaboram com o 2º Batalhão de Policia de Choque, em sua missão de proporcionar paz, tranqüilidade à população de São Paulo. Além do governador, receberam a medalha o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, e todos os secretários de estado.