Governador participa da cerimônia de entrega da medalha do Mérito Comunitário

Cláudio Lembo prestou homenagem de um minuto de silêncio a dois policiais mortos em serviço, durante essa madrugada

qua, 04/10/2006 - 20h23 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo recebeu nesta quarta-feira, dia 4, a Medalha do Mérito Comunitário durante as comemorações do 9º Aniversário da Comissão Estadual de Polícia Comunitária, da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O evento foi realizado na sede do Comando Geral da PM, no bairro da Luz.

A premiação foi instituída com a finalidade de homenagear personalidades, policiais militares e entidades públicas ou particulares por sua atuação junto à comunidade, que são avaliadas por atividades sociais, atos pessoais e ações comunitárias.

Durante a cerimônia foi realizado um minuto de silêncio pela morte nesta madrugada dos policiais militares em serviço, Wagner Modesto dos Santos, de Piracicaba e Carlos Alberto Zillesg, que estava em uma base comunitária da Zona Sul da Capital.

Durante seu discurso o governador ressaltou a ação e os riscos dos policiais no cumprimento de suas tarefas. “Hoje estamos vivendo um paradoxo, pois comemoramos a soma da ação da Polícia Militar com a comunidade e estamos tristes por aqueles que morreram quando estavam preservando essa comunidade”. E completou: É uma pena que não podemos viver totalmente de forma comunitária por causa de alguns marginais”, desabafou o governador.

Lembo recebeu a medalha das mãos do secretário de Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho e destacou em seu discurso a importância da Polícia Militar para a população que “preserva e permite que a sociedade prossiga evoluindo com dignidade de uns pelos outros”.

Segundo ele, durante sua rápida passagem pelo governo, aprendeu a respeitar muitas pessoas e instituições e ressaltou: “Eu me dobro perto daqueles que são os heróis da nossa Polícia Militar, as pessoas que optaram por essa carreira tão nobre que é a de preservar a comunidade”, encerrou Lembo.

Foram homenageados ainda com um cartão, entregue pelo comandante da Polícia Militar, Eliseu Eclair Teixeira Borges, os deputados estaduais e federais que têm ou tiveram alguma ligação com a corporação.

Ainda estiveram presentes no evento a chefe da Casa Militar, Cel. Fem. PM Fátima Ramos Dutra, o presidente da Comissão Estadual de Polícia Militar, Miguel Libório Cavalcanti Neto, diversas autoridades e policiais militares.

Além do governador, mais 35 pessoas e entidades receberam a Medalha do Mérito Comunitário: Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Instituto Sou da Paz, Núcleo de Estudos de Violência da Universidade de São Paulo, Armando Sério Prado de Toledo (desembargador do Tribunal de Justiça), coronéis Marco Antonio Moys, Rui César Melo e Márcio Matheus, Gilberto Dimestein (jornalista), Marina Rejman (vencedora do concurso Polícia Comunitária), Massahiro Kobayashi (coordenador da Japan International Cooperations Agency), José Roberto Bellintani e Pedro Paulo Talin (representantes  do Instituto São Paulo contra a Violência – Disque Denúncia), tenentes coronéis José Kiyoshi Taniguchi, Luiz de Castro Júnior, Luiz eduardo Pesce, Antonio Carlos Artêncio sargentos Wilson Jorge dos Santos Alves,  José Antonio de Oliveira, Luis Carlos Pereira, Laércio Mariano, Ede Luis Pereira, Elaine Cristina Belchior, Elias Bordes da Silva, capitães Gilberto Tardochi da Silva e Marcos Henrique Gonçalves Costa, os soldados Ivair Justo de Almeida, Rita de Cássia Aparecida Freitas e Jorge Rodrigues dos Santos; Elizete Antelmi Fabbri (Conseg – Perdizes), Geraldo Salvador de Souza (diretor do Clube da Turma Jardim Tangará) e Jaqueline Mara Lorenzetti Martinelli (promotora de Justiça).

Carlos Prado