Governador participa da abertura do 6º Congresso da Associação Nacional de Jornais

A liberdade de imprensa foi um dos temas destacados por Lembo para a formação da democracia no Brasil

ter, 29/08/2006 - 22h29 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou, na noite desta terça-feira (29/08), da abertura do 6º Congresso da Associação Nacional de Jornais (ANJ), no Brooklin, zona Sul da capital paulista. Na ocasião, a entidade deu posse à nova diretoria da associação e reconduziu ao cargo o empresário Nelson Sirotsky, reeleito para a função durante o biênio 2006-2008.

“A Imprensa escrita permite a efetiva reflexão sobre os temas e circunstâncias da vida. Os jornais são meios pelos quais podemos compreender a evolução dos processos sociais e, particularmente, políticos. Os senhores são muito importantes para a democracia. Vocês são agentes da liberdade”, declarou Lembo.

O governador ressaltou ainda, durante discurso, a importância de se defender a liberdade de imprensa e frisou que ela se consolidou no país como um instrumento da democracia. “A liberdade é como um oxigênio. Ela nos envolve e se torna absolutamente necessária para que possamos sempre viver em diálogo”.

O 6º Congresso da ANJ começou nesta terça-feira e vai até a próxima quinta-feira (31/08). Nesses três dias de atividades acontecerão exposições e debates sobre, tecnologia, gestão, circulação, distribuição, entre outros temas pertinentes ao setor. O antropólogo e professor da USP, Roberto DaMatta, encerrará o encontro com uma palestra sobre o papel dos jornais no futuro do Brasil.

De acordo com Sirotsky, a 6º edição do Congresso tem mais de 550 inscritos, o maior número na história da entidade em 27 anos de existência. E ao discursar para a platéia da abertura, o empresário ressaltou a necessidade do setor se adequar às demandas das próximas décadas. “Serão mais dois anos de intenso trabalho, nos quais buscarei seguir as diretrizes traçadas e aperfeiçoar os avanços conquistados pela nossa indústria. Inicio com otimismo renovado pela efetiva retomada do crescimento do meio jornal no mundo e em particular no Brasil”.

A abertura do 6º Congresso da ANJ teve, ainda, a apresentação da cantora Carmen Monarcha, acompanhada pela platéia, que entre outros convidados, teve a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros, Dilma Rousseff (Casa Civil), Celso Amorim (Relações Exteriores), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Tarso Genro (Relações Institucionais), do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, e do diretor da Associação Mundial de Jornais (WAN – sigla em inglês da instituição), Timothy Balding.

Cleber Mata