Governador participa da abertura do 3º Congresso de Educação do Programa Escola da Família

Durante evento, governador diz que analisa reivindicações apresentadas pelos professores

qua, 23/08/2006 - 20h59 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na tarde desta terça-feira, 23/8, da abertura da 3º edição do Congresso de Educação do Programa Escola da Família, no Anhembi, zona norte da capital. O governador aproveitou a ocasião e disse que analisa as principais reivindicações apresentadas pelos professores há duas semanas.

Durante o seu discurso, o governador Cláudio Lembo frisou que os educadores dão exemplos ao participar do programa que atende mensalmente uma média de 12 milhões de pessoas.

“Vocês estão indo além ao transformar a escola numa comunidade familiar. Isso é um método novo de uma criatividade excepcional e que São Paulo se orgulha disso”.

Lembo observou que a sociedade contemporânea enfrenta conflitos em várias esferas. Segundo ele, os educadores do programa Escola da Família agem na contramão dessa tendência. A avaliação do governador é que ao abrir as escolas para a comunidade, cresce a oportunidade de harmonia entre as pessoas.

“Percebo que as pessoas que participam do Programa da Família tem no rosto um sorriso daqueles que acreditam no amanhã. Isso é tão raro na vida cotidiana. Vocês fazem os cidadãos de São Paulo completos. Eu agradeço muito como professor e como cidadão de São Paulo, afinal, vocês são pessoas que constroem”, comentou.

Para a secretária da Educação, Maria Lúcia Marcondes Carvalho Vasconcelos, a expansão do Escola da Família nos primeiros três anos acaba provocando aumento na responsabilidade de manutenção.

“O projeto Escola da Família não pertence mais a secretária de Educação e sim a comunidade paulista pelas dimensões que ele tomou. Ele envolve um exército de pessoas e por este motivo ganhou tanta força”, destacou.

A secretária afirmou que o Escola da Família resulta na integração entre escola e a comunidade. De acordo com ela, o principal desafio em relação ao futuro é “reinventar” o programa para permitir que ele continue sendo atrativo.

Representantes de doze delegacias de ensino foram homenageados pelo Instituto Ayrton Senna com o prêmio “Atitude Ayrton Senna 2006”. Além disso, a diretora executiva do Instituto, Margareth Goldemberg, informou que a parceria com a secretaria da Educação será mantida.

“Queremos reafirmar nosso compromisso de dar continuidade a um projeto que está dando certo”, destacou a diretora. Ela disse, também, que o Instituto Ayrton Senna irá assinar convênios para participar do Escola de Tempo Integral – programa aplicado pela secretaria da Educação que prevê o ensino em 514 instituições de ensino em tempo integral.

Participaram do evento a representante do escritório da Unesco em São Paulo, Ambar de Barros, a presidente do Instituto Voluntário (Faça Parte) Milu Vilela e a coordenadora do Programa Escola da Família, Cristina Cordeiro.

Com o tema “Uma Trajetória construída passo a passo”, o Congresso termina nesta sexta-feira e deve reunir mais de cinco mil pessoas entre alunos, educadores e professores da rede estadual de ensino nos dois dias de duração.

Números

O Programa Escola da Família desde setembro de 2005 se estendeu para as redes municipais de ensino, proporcionando a abertura de 538 escolas municipais na capital. O total de unidades em funcionamento é de 5,8 mil em todos os municípios paulistas. O Escola da Família é administrado por 90 Diretorias Regionais de Ensino, que contam com 333 coordenadores de área, responsáveis pelo acompanhamento das escolas.

As atividades e coordenação de cada escola ficam por conta dos 5,9 mil educadores profissionais fixos e substitutos, que, por serem da comunidade, conhecem a realidade do local. Além destes profissionais, o Programa conta com a estrutura para atender 32 mil educadores universitários, 89 Supervisores de Ensino, 90 Assistentes Técnico-Pedagógicos, 5 mil diretores ou vice-diretores ou professores coordenadores e educadores voluntários, que são, até o momento, 30 mil cadastrados.

Todos educadores fornecem aos alunos e membros das comunidades, atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, de saúde e de qualificação para o trabalho.
 
A abertura das escolas nos finais de semana tem possibilitado a criação de oportunidades que ampliam horizontes e perspectivas mediante atividades que são realizadas em ambiente saudável.

O Programa conta com o apoio do Instituto Ayrton Senna, por meio da transferência de sua metodologia de ensino à capacitação dos coordenadores regionais, fornecendo, aos mesmos, condições para tornar possível o desenvolvimento humano de jovens envolvidos no Programa.

As 321 Instituições de Ensino Superior em todo o Estado fecharam parceria com a secretaria de Estado da Educação. Desta forma, o Programa Escola da Família conta com educadores universitários oriundos da Rede Estadual Paulista de Ensino.

As parcerias garantem a eles 100% de gratuidade, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado, limitada a um teto de R$ 267,00/mês, renovável semestralmente e o restante financiado pela própria Universidade. Os universitários, ao mesmo tempo, se beneficiam com a bolsa-universidade, regressar à sua origem – a escola pública – e contribuir com seu empenho e dedicação à comunidade local.

Cleber Mata