Governador participa da abertura da exposição “MAM na OCA”

Essa é a primeira grande mostra retrospectiva do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo

seg, 02/10/2006 - 22h25 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na noite desta segunda-feira, dia 2, da abertura da exposição “MAM na OCA: Arte Brasileira do Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo”, no Parque do Ibirapuera.

Com curadoria de Tadeu Chiarelli, Felipe Chaimovich e Cauê Alves, essa é a primeira grande mostra retrospectiva do acervo do museu, reunindo cerca de 700 das mais de 4.500 obras de sua coleção atual, em sua maioria produzidas a partir dos anos 50.

Os arquitetos Daniela Thomas e Felipe Tassara são os responsáveis pelo planejamento espacial da exposição, que distribuem nos quatro pavimentos, obras de artistas como Alfredo Polvi, Arthur Luiz Piza, Mira Schendel e Leonilson.

Em paralelo à exposição, parte do acervo de fotografias do MAM será exibdo no Instituto Valenceiano de Arte Moderna (IVAM), em Valência, na Espanha. Sob o título de “Desindetidades: arte brasileira contemporânea no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo”, propõe o questionamento dos esteorótipos da brasilidade, do mito indígena ao modernista.

MAM

Fundado em 1948 com a doação do acervo particular do industrial ítalo-brasileiro Francisco “Ciccillo” Matarazzo e de Yolanda Penteado, o MAM foi inaugurado no ano seguinte com uma exposição sobre arte figurativa e arte abstrata. Em 1951, ocorre a primeira Bienal do Museu de Arte Moderna, com 21 países participantes, que logo ganhou mais ressonância do que o próprio museu.

Em 1962, Ciccillo institui a Fundação Bienal de São Paulo, e em 1963 doa o acervo para o Museu de Arte Contemporânea. Em 1969, organizando nova coleção, o museu realiza seu primeiro Panorama da Arte Brasileira, mapeamento da produção artística emergente no Brasil.

O projero de apostar em novas obras e novos artistas ganhou força a partir de 1995, com a gestão de Milú Villela. Nesse ano o museu tinha cerca de 2 mil obras  em seu acervo, contra as mais de 4.500 reunidas hoje.

Carlos Prado /Cleber Mata

Serviço

Exposição de 3 de outubro até 10 de dezembro

Horário: Terça a domingo, das 10 às 18 horas

Local: OCA – Parque do Ibirapuera – Portão 3 –

Telefone: 5549-2744