Governador participa da abertura da 5ª edição do Salão do Turismo

Estande da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo mostra opções de viagem para todas estações do ano no Estado

qua, 26/05/2010 - 7h57 | Do Portal do Governo

(atualizado às 11h20)

Durante cinco dias São Paulo será a capital do turismo brasileiro com a 5ª edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que reunirá todos os destinos turísticos do País em um único espaço, entre 26 e 30 de maio, na capital paulista. O evento foi aberto oficialmente em uma cerimônia com a participação do governador Alberto Goldman, nesta quarta-feria, 26.

O Estado de São Paulo será representado pelo estande Paulista, mantido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo (SELT), e que terá o tema “As Quatro Estações”, uma referência aos destinos do Estado para todas as épocas do ano. O estande irá dispor de uma área de 300 m² no setor comercial em parceria com a TUR SP, empresa paulista recém criada para operacionalizar os eventos do Estado, e que fará as vendas diretas pelas agências receptivas locais. “Quem estiver presente no estande de São Paulo, com certeza fará excelentes descobertas sobre território paulista. Atrativos para todos os gostos estarão disponíveis nos roteiros”, afirma o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, José Benedito Fernandes.

Entre os roteiros paulistas, estão o Circuito Cavernas da Mata Atlântica, Circuito Chapada Guarani, Circuito das Águas Paulista, Circuito das Frutas, Circuito Litoral Norte Paulista, Circuito Mantiqueira, Roteiro das Fazendas Históricas Paulistas, Pólo Ecoturístico de Lagamar, Pólo Cuesta, Rota da Liberdade, Circuito Taypa de Pilão, Circuito Ciência e Tecnologia, Sertanejo, Religioso, Entre Serras e Águas, Circuito Café com Leite, Circuito Oeste Rios, Circuito dos Lagos e os da capital, na cidade de São Paulo.

“Nós sabemos o que significa o turismo em termos de potencial como um dos grandes geradores de riqueza, emprego e renda. É extremamente importante do ponto de vista cultural, intelectual, lazer, enfim… e é uma das questões da economia extremamente importante. Tão importante quanto a indústria,  agricultura, serviços, o turismo é exatamente uma das principais fontes de riqueza”, afirmou Goldman. “Só aqui no Estado de São Paulo, para dar um exemplo, nós temos aqui 360 mil pessoas ocupadas na atividade do turismo. O estado de São Paulo tem um percentual expressivo do ponto de vista nacional”, completou.

A 5ª edição do Salão apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes, produtos e serviços turísticos para visitá-los em suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País.

Inclusão e acessibilidade

De olho na inclusão e na acessibilidade o Estado Paulista mostra também seus destinos turísticos famoso por bem receber o turista especial. Destaque para o segmento de Aventura Especial, em que o município de Socorro tornou-se referência nacional, e a cidade de Praia Grande, com o programa Praia Acessível, implantado recentemente pelo Governo de São Paulo.

O Salão de Turismo está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), entre outros.

Serviço

5ª Edição Salão do Turismo – Roteiros do Brasil
Data:
26 a 30 de maio de 2010
Local: Parque Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP
Horários: 26, 27 e 28/5 (14h às 21h), 29/5 (11h às 22h) e 30/5 (11h às 20h)

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo