Governador participa da abertura da 4ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza

Evento apresenta 233 projetos de alunos das Etecs e das Fatecs de todo o Estado

ter, 09/11/2010 - 8h33 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 14h13) 

O governador Alberto Goldman participou nesta terça-feira, 9, da abertura da 4ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, evento que apresenta projetos inovadores de alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Entre as invenções, que aliam criatividade, sustentabilidade e responsabilidade social, estão a casa ecológica, o plástico biodegradável, o elevador para portadores de deficiência, o sapato para deficientes visuais, a mesa hospitalar automatizada para obesos e sistemas de segurança para portas de ônibus, entre outras.

Em seu discurso, Goldman destacou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. “A capacidade criativa e inventividade dos alunos das Escolas Técnicas e Faculdades de Tecnologia realmente é uma coisa excepcional, que mostra o poderio que nós temos, o valor que nós temos entre os nossos jovens. É só dar a eles os instrumentos para que eles se desenvolvam e mostrem que têm a capacidade de fazer isso”, afirmou. “Isso nos deixa muito orgulhosos – a mim especialmente, que comecei todo o projeto de expansão por determinação, na época do governador Serra. Eu era secretário da área e nós mais que duplicamos, triplicamos o número de alunos das escolas técnicas e tecnológicas”, completou.

A feira

Ao todo, estarão expostos 233 trabalhos. Concorrem na “Mostra de Projetos” 161 trabalhos de estudantes das Etecs e 40 das Fatecs. A novidade deste ano na competição é a participação de 11 projetos internacionais, desenvolvidos por alunos de escolas da Argentina, da Costa Rica e do Peru. Outros 21 projetos, entre programas e ações de Etecs e Fatecs, serão apresentados no espaço “Projetos em Destaque”.

O evento, que tem entrada franca, também contará com oficinas, palestras, desfiles de moda e apresentações de música e dança, que ocuparão o “Espaço Alternativo”.

Outra novidade desta edição é a participação da Secretaria da Cultura, com apresentação do Coral do Projeto Guri (Polo Perus) e Trio na Brasa, dos alunos da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo. Também haverá estande da instituição onde o visitante encontrará informações sobre os museus que trabalham com tecnologia, como o Catavento, o Museu do Futebol, o da Língua Portuguesa e o Museu da Imagem e do Som (MIS). Além disso, estudantes previamente cadastrados terão ônibus grátis para visitas aos museus.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem cerca de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 46 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Serviço
4ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza
Projetos dos alunos das Etecs e das Fatecs
Terça e quarta-feira, 9 e 10 – das 13 às 21 horas
Quinta-feira, 11 – das 10 às 16 horas
Local: Expo Barra Funda
Rua Tagipuru, 1000 – Metrô Barra Funda
Entrada franca
www.cpscetec.com.br/feteps  

Do Centro Paula Souza