Governador nomeia novo reitor da USP

João Grandino Rodas, diretor da Faculdade de Direito, toma posse do cargo no dia 25 de janeiro

sex, 13/11/2009 - 17h51 | Do Portal do Governo

O professor João Grandino Rodas foi escolhido pelo governador José Serra o novo reitor Universidade de São Paulo (USP).  A nomeação foi publicada nesta sexta-feira, (13), no Diário Oficial do Estado. A posse de Rodas está agendada para o dia 25 de janeiro. Trata-se do 25º reitor a assumir a Administração Central da Universidade.

“O professor Grandino tem uma longa experiência de natureza intelectual, profissional e administrativa. É um nome bastante bom, sem demérito dos outros candidatos que também têm excelentes currículos”, reforçou o governador paulista, após participar do lançamento da Escola de Circo na zona Leste da Capital.

Rodas possui graduação em Pedagogia e Direito pela USP (1969);  graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuitas (1970) e em Música pela Faculdade de Música Sagrado Coração de Jesus (1964). Rodas possui três mestrados: em Ciências Político-Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (1970); em Direto pela Harvard University, Estados Unidos (1978); e em Diplomacia, pela Fletcher School Of Law And Diplomacy, Estados Unidos (1985).

Em 1973, obteve doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo. É livre-docente pela USP desde 1976. Desde 1993, é professor titular pelo Departamento de Direito Internacional. Antes, em 1990, obteve titularidade em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

João Grandino Rodas já foi desembargador federal pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região de 1989 até 1993, consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores de 1993 até 1998 e presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) entre 2000 e 2004.

Hoje, é membro do tribunal administrativo do Sistema Econômico Latinoamericano (Sela), do Tribunal Permanente da Revisão do Mercosul e membro da Comissão Jurídica Interamericana da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo