Governador ministra aula inaugural na Etec Cepam

Unidade é primeira escola técnica regular de Gestão Pública do Brasil

ter, 08/02/2011 - 13h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada em 9 de fevereiro, às 10h43)

O governador Geraldo Alckmin ministrou nesta terça-feira, 8, a aula inaugural da Escola Técnica Estadual (Etec) Cepam – a primeira escola técnica regular de Gestão Pública do Brasil, localizada no bairro do Butantã, na capital. Participaram da aula cerca de 80 alunos da terceira turma do curso técnico de Gestão Pública. A Etec é uma parceria entre a Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam e o Centro Paula Souza.

“Agora temos essa moderníssima Etec, em convênio com a Fundação Cepam, que a Etec voltada para a Gestão Pública. É muito importante ter recursos humanos bem qualificados, bem preparados. Então, no setor privado, há a questão da seleção, da capacitação permanente, do MBA, todo um esforço envolvido. Na Gestão Pública você precisa ter essas mesmas coisas”, afirmou o governador Alckmin.

Inaugurada em abril do ano passado, a escola está instalada no Centro de Referência em Gestão Pública, que funciona num prédio anexo à sede do Cepam, onde acontecem cursos regulares para aperfeiçoamento e capacitação de agentes públicos. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Emanuel Fernandes, o presidente do Cepam, Lobbe Neto, a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá e o vice-diretor superintendente, César Silva, também assistiram a aula do governador.

“Essa é uma escola inovadora, pioneira, voltada para a Administração pública, que une duas entidades com grande expertise: o Centro Paula Souza, no ensino profissionalizante, e o Cepam, na Administração Pública municipal”, disse o governador.

O técnico em Gestão Pública pode atuar em funções administrativas de programas e projetos de políticas públicas. Além da área governamental, esse profissional pode prestar serviços para a iniciativa privada e Terceiro Setor, uma vez que as empresas fornecedoras de serviços e equipamentos para os governos precisam de pessoas que saibam interpretar o funcionamento da máquina pública.

Empregabilidade

De acordo com pesquisa do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs estão empregados em até um ano após a conclusão do curso. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas empresas de médio porte, com 20,5%. Depois, o serviço público (16,3%), as microempresas (15,9%), as pequenas empresas (15,8%) e as propriedades rurais, com índice de contratação de 1,4%.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem cerca de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 46 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Sobre o Cepam

O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) é uma Fundação ligada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, que há 42 anos apoia os municípios em projetos para a gestão e a construção de políticas públicas.

Do Centro Paula Souza