Governador Mário Covas recebe representantes da Fifa e do Comitê Brasil 2006

Brasil é um dos cinco países candidatos a sediar Copa do Mundo

seg, 17/01/2000 - 13h44 | Do Portal do Governo

Representantes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, dia 17, com o governador Mário Covas, no Palácio dos Bandeirantes. O Brasil é um dos cinco países candidatos para sediar a Copa do Mundo em 2006. A comitiva estava acompanhada do Comitê de Candidatura Brasil 2006, que é presidido por Arthur Antunes Coimbra, o Zico. Eles vieram obter informações sobre as áreas de saúde, segurança, turismo, transportes e transportes metropolitanos no Estado de São Paulo. Os integrantes da Federação estão no País desde sábado, dia 15, e vão vistoriar também os estádios de futebol.
Para Covas, a realização da Copa do Mundo aqui é muito importante não só do ponto de vista esportivo, como também por trazer vantagens para setores como hotelaria, gastronomia, transporte coletivo, além de gerar empregos e abrir horizontes para o País. ‘O Brasil ainda não é conhecido como se imagina. Em certas áreas é, mas para as grandes populações, ainda não é conhecido’, disse.
O governador acredita que o País tem condições de sediar um evento desse porte por ter bons estádios e condições de infra estrutura. ‘É uma experiência que tem ocorrido até com os eventos de futebol daqui, que, em termos de público, não deixam nada a dever a uma Copa do Mundo’, afirmou. ‘Nós operamos nos jogos com 370 policiais dentro do campo e 70 fora do campo. Começamos a tratar da segurança do jogo de futebol na origem, onde os torcedores pegam o transporte para ir ao estádio’, explicou.
‘Em relação à saúde, eu não sei se outros lugares do mundo apresentam um complexo de saúde como a cidade de São Paulo apresenta. Seja em termos de universidades, de hospitais públicos, de número de leitos, de velocidade média de atendimento’, informou. ‘A velocidade média em eventos desse tipo é de cinco minutos entre o cidadão ter o acidente e ser levado ao atendimento médico’, informou.
Os outros países cotados para sediar o evento em 2006 são Alemanha, Inglaterra, Marrocos e África do Sul. O presidente do Comitê de Candidatura, Zico, acredita que o Brasil está preparado para essa disputa e vai além. Para ele, São Paulo, por sua infra-estrutura, poderia realizar sozinho um evento como esse. ‘O governador Mário Covas mostrou o quanto São Paulo encara a responsabilidade e mostrou o apoio que o Estado dá para ter uma Copa do Mundo no País’, disse.
Zico prevê que os investimentos necessários para que o Brasil possa sediar o evento devem ficar entre US$ 350 milhões e US$ 400 milhões, principalmente para adequar os estádios às exigências da Fifa. Enquanto nos outros países, seria preciso construir novos estádios. ‘O retorno disso é imprevisível, mas não existiu nenhum país que sediou uma Copa do Mundo que teve prejuízo’, afirmou.