Governador Mário Covas realiza exames pré-operatórios no Incor

Médicos estão otimistas com os resultados

seg, 20/11/2000 - 15h49 | Do Portal do Governo

O infectologista David Uip, médico particular do governador Mário Covas, disse que na manhã desta segunda-feira, dia 20, Covas foi submetido a exames de rotina, como parte dos procedimentos pré-operatórios. Foi realizada ainda uma tomografia de corpo inteiro, exame que deixou os médicos otimistas, visto que não se revelou qualquer anormalidade. ‘Não foi constatada a existência de metástases à distância, o que é muito bom, e nem de qualquer outra recidiva local’, disse Uip.

Ele explicou que o fato de o novo tumor não ter sido constatado em outros exames de imagem, realizados sistematicamente desde a cirurgia a que o governador foi submetido em 1998, não descarta a possibilidade de novos achados no processo operatório. ‘Só no procedimento cirúrgico vamos saber se as imagens captadas neste momento revelam que o tumor cresceu ou se é apenas um inchaço provocado por uma inflamação local’, disse Uip, ao detalhar o fato de que nas imagens tomográficas do local – entre a neobexiga e o reto – visualizou-se um pequeno espessamento. Em nenhum outro ponto do corpo foi revelado qualquer sinal de metástase.

Uip disse ainda que só será possível obter um inventário oncológico – que determina a gravidade do tumor recidivo – durante a cirurgia, prevista para ter início às oito horas da manhã desta terça-feira, dia 21. O procedimento cirúrgico será realizado pelas equipes chefiadas pelo urologista Sami Arap, e pelo gastrologista e oncologista Raul Cutait, além dos cardiologistas Wady Hueb e Giovani Belotti e do anestesista José Otávio Costa Auler Jr. As equipes trabalharão em esquema de revezamento, de acordo com a especialidade. Os profissionais poderão acompanhar, nos monitores instalados no lado externo da sala cirúrgica, todo o procedimento.

‘A partir das 14 horas desta segunda-feira, o governador fará uma dieta sem resíduos e tomará remédios específicos para garantir a limpeza do intestino’, disse Uip. Por volta das 16 horas, o Incor deve liberar uma nota à imprensa, relatando os procedimentos realizados durante o dia.