Governador Mário Covas inaugura Qualis na Zona Sul

Ele também entregou oito ambulâncias para municípios do Interior

sex, 22/12/2000 - 18h39 | Do Portal do Governo

Ele também entregou oito ambulâncias para municípios do Interior

O Governador Mário Covas inaugurou nesta sexta-feira, dia 22, a unidade do Qualis no Jardim Aracati, Zona Sul. A 44ª unidade do Programa Médico da Família irá atender 24 mil pessoas e será administrada pelas irmãs da Congregação de Santa Catarina.

Durante o evento, Covas entregou oito ambulâncias para os municípios de Álvares Machado, Castilho, Engenheiro Coelho, Floreal, Guarantã, Guararapes, Itaí e Monte Castelo.

O Qualis é o Programa de Saúde da Família adaptado aos problemas de uma grande cidade como São Paulo, onde as equipes de médicos, enfermeiros e agentes de saúde visitam as casas do bairro fazendo um atendimento preventivo. As equipes cadastram famílias de regiões carentes, tendo como referência não apenas seu estado de saúde mas também suas características socioeconômicas, saneamento básico do local onde vivem, condições de moradia e outros fatores sociais.

Criado em 1996 pelo Governo do Estado, o Qualis foi implantado primeiramente na Zona Leste e, em seguida, na Zona Norte da Capital. Nessas regiões, o modelo de atendimento desse programa já apresentou resultados positivos para a saúde pública como, por exemplo, a adesão de 100% das mães ao pré-natal e o controle dos casos de tuberculose. Em toda a Capital, já são 730 mil pessoas beneficiadas.

Ao todo são 562 equipes no Estado de São Paulo, sendo 233 só em regiões de assentamento rural. “Cada equipe atende em média quatro mil pessoas, totalizando mais de 900 mil pessoas. Isso é emocionante, o Qualis é uma coisa batuta. E é batuta porque não é do governo, é do povo”, comemorou Covas.

O Secretário de Estado da Saúde, José da Silva Guedes, disse que as pessoas que recebem atendimento nesse Qualis do Jardim Aracati ganham o ambulatório do Hospital de Pedreira, também administrado pelas irmãs da Congregação Santa Catarina.

Covas demonstrou estar muito feliz em participar da inauguração e disse que os beneficiários são as pessoas da comunidade. “Estou muito contente de poder vir aqui, o objetivo do Qualis é fazer uma integração total entre a saúde, o povo e o governo.”