Governador Mário Covas entrega mais viaturas e motos para as Polícias Civil e Militar

(Com foto) - Desde 1995, o Governo de São Paulo já adquiriu mais de sete mil novas viaturas

dom, 20/02/2000 - 15h47 | Do Portal do Governo


O governador Mário Covas entregou neste domingo, dia 20, mais 135 viaturas e 24 motos à Policia Militar e à Polícia Civil, para reforçar o patrulhamento na região central da capital paulista. Desse total, 38 viaturas serão destinadas à Polícia Civil. Já a Polícia Militar irá receber 97 viaturas além de 24 motos do modelo Falcon 400 cilindradas.
“Nos últimos cinco anos, o Governo de São Paulo adquiriu 7.025 novas viaturas, além de 17 mil coletes à prova de bala”, disse Covas durante a solenidade de entrega, realizada no pátio de estacionamento da Assembléia Legislativa. Mais sete mil coletes à prova de bala estarão sendo entregues nos próximos dias, informou. Até agora, os investimentos em melhorias de equipamentos da Segurança Pública chegam a perto de R$ 250 milhões
As novas viaturas fazem parte do lote de 873 carros e 400 motos comprados em 1999 com um investimento de R$ 33,58 milhões. Além dos coletes à prova de bala, houve também a aquisição de armas, detectores de metais, entre outros itens, para aumentar a segurança pessoal dos policiais.
Além disso, pela primeira vez em mais de 10 anos, a Polícia Civil está recebendo viaturas descaracterizadas, sendo 200 compradas pelo governo e 300 com a parceria do sindicato das seguradoras que repassam viaturas semi-novas e usadas. “Para investigar é preciso desde carro novo até carro velho e quebrado, dependendo do tipo de ação”, argumentou o secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi. “A Polícia está quebrando todos os recordes, inclusive nos esclarecimentos de crimes, número de prisões, e em todos os números operacionais que podemos apresentar”, disse o secretário.
O vice-governador Geraldo Alckmin destacou que além dos equipamentos para fortalecer a Polícia, existem hoje em São Paulo, 225 bases comunitárias com uma estreita colaboração entre policiais e a população, num esforço comum para diminuir os índices de criminalidade. Ele lembrou ainda a formatura, neste ano, de mais 2 mil policiais treinados para reforçar a segurança.
Covas apresentou vários dados relacionados à violência e à segurança pública em São Paulo. “Antes se prendia 2 mil por mês, hoje se prende 8 mil. Quando assumimos havia 53 mil presos no Estado. Hoje, o número atinge 86 mil.” As projeções mostram que no próximo ano será ultrapassada a marca dos 100 mil, informou. O governo construiu mais 22 penitenciárias, com 19 mil vagas. Neste ano, serão abertas mais 17 mil vagas. “Compramos mais armas, viaturas e equipamentos, como nunca se viu na história de São Paulo.’
O governador disse que a violência não é apenas uma questão de polícia, mas da conjugação de vários fatores. Ele citou a vulgarização da violência e a extrema desigualdade social, “com uma brutal diferença entre a pobreza e a opulência”, como as principais causas do aumento da criminalidade. “De cada dez filmes apresentados na televisão, em oito a gente vê gente matando gente, e isso começa às 10 horas da manhã. Criança vê isso o dia inteiro”, condenou.
A solenidade de entrega teve a participação do presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Vanderlei Macris; comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rui César Melo; e do delegado-geral da Polícia Civil, Marco Antônio Desgualdo; além de deputados, vereadores e membros de vários conselhos de Segurança (Consegs).