Governador Mário Covas é destaque na imprensa internacional

nd

qua, 07/03/2001 - 17h23 | Do Portal do Governo

A morte do governador Mário Covas foi destaque em várias publicações e agências de notícias no mundo. A edição on line do jornal inglês ‘The Independent’ apresenta Covas como um dos mais influentes políticos do Governo. A reportagem traz uma minibiografia do governador, fala de seu temperamento forte e sua luta contra o câncer. O ‘Finantial Times’ diz que FHC sofre um abalo com a morte de seu principal aliado. A edição on line da ‘BBC Brasil’ diz que o falecimento dele é um golpe para o governo FHC e abala os rumos da sucessão presidencial.

Nos Estados Unidos, o jornal ‘The New York Times’ afirma que Mário Covas foi um dos principais arquitetos da passagem da didatura para a democracia nos anos 80. A ‘CNN World’ fala sobre a trajetória de Covas, conhecido por sua honestidade e austeridade. No site da ‘CNN em português’, com o título ‘Multidão vai às ruas em São Paulo para dizer adeus a Mário Covas’, uma série de reportagens narram um pouco da história do governador, a doença, o sepultamento, além de palavras de amigos e autoridades.

Na Argentina, o jornal ‘El Clarín’ diz que a morte do governador deixa “um vazio na vida política do Brasil”. O cotidiano ‘La Nacion’ destaca a comoção nacional desencadeada com o falecimento de Covas e que o presidente Fernando Henrique Cardoso perdeu um de seus melhores amigos e um importante contrapeso político.

O jornal uruguaio ‘El Observador’ define Covas como um verdadeiro social-democrata, traz um resumo da vida política do governador e sua luta contra a doença.
No ‘El Mercurio’, Chile, o governador é descrito como um dos políticos mais honestos do país, figura chave de centro-esquerda e que sua morte enlutou todo o Brasil.

A edição do ‘El Universal’, na Venezuela, dá uma nota sobre o falecimento de Covas e o luto decretado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, que, segundo o jornal, recebeu a notícia da morte do amigo com muita emoção e tristeza. O jornal ‘El Nacional’ diz que FHC perde seu principal aliado político e que a morte de Covas significa um duro golpe político para o presidente brasileiro e muda o cenário político do País.

Em Portugal, o jornal ‘Público’ lembra que Covas foi um dos mais importantes políticos da era democrática do brasileira. A reportagem mostra um pouco da trajetória do governador Mário Covas e sua importância para o Brasil.

Seguem as manchetes:

* The Independent – ‘Sao Paulo governor Covas dies’

* BBC Brasil – Morte de Covas é um golpe para o governo, diz analista britânico

* The New York Times – Mário Covas, Governor of State of Sao Paulo, Dies at 70

* Finantial Times – Cardoso suffers blow as key ally dies

* CNN World – Sao Paulo Gov. Mario Covas dies at 70

* CNN em português – Multidão vai às ruas em São Paulo para dizer adeus a Mário Covas

* El Clarín – Murió Covas, el gobernador paulista

* La Nacion – La muerte de Covas deja a Cardoso sin su mejor aliado

* El Observador – Falleció ayer a los 70 años el gobernador de San Pablo

* El Mercurio – Muerte de Gobernador Enluta a Todo Brasil

* El Nacional – Presidente Cardoso pierde a principal aliado político

* El Universal – Duelo oficial por gobernador

* Publico – Morreu Mário Covas