Governador Mário Covas dá início à operação que vai transferir água para a Guarapiranga

nd

seg, 21/08/2000 - 17h06 | Do Portal do Governo


Aviso de Pauta – Terça-feira, dia 22 – Com investimentos de R$ 67 milhões, obra levará até 4 mil litros de água por segundo do braço Taquacetuba para a represa

O governador Mário Covas aciona nesta terça-feira, dia 22, a primeira bomba de captação, dando início à operação que vai garantir mais quatro mil litros de água por segundo para a represa de Guarapiranga. Com investimentos de R$ 67 milhões, a obra da Sabesp vai transferir águas do braço Taquacetuba para a represa, na região de Parelheiros.
As obras fazem partem do esforço de emergência do Governo do Estado em minimizar os efeitos da longa estiagem na Região Metropolitana de São Paulo que está afetando o abastecimento de água, causando racionamento para 3,2 milhões de pessoas das zonas Sul e Sudoeste. Além de uma estação de bombeamento, foi implantada uma adutora de aço, com 14 quilômetros de extensão e diâmetros de 1,2 a 1,5 metro. Foram instalados também um canal de dissipação e uma captação flutuante, equipamentos necessários para a execução da reversão das águas do Taquacetuba para a Guarapiranga.
De início, serão bombeados mil litros de água por segundo e a partir da próxima semana, com a instalação das demais bombas, essa capacidade será dobrada. Até a primeira quinzena de setembro, o bombeamento vai chegar até quatro mil litros por segundo. Nesta terça-feira, também entra em operação o sistema de monitoramento permanente que vai assegurar a qualidade da água que passará a ser distribuída. A transferência das águas do Taquacetuba para a Guarapiranga ainda não vai permitir a suspensão do racionamento para as áreas atingidas, mas garantirá a estabilização do nível da represa. O fim do racionamento só será possível com a volta do período de chuvas.

Data: terça-feira, dia 22 de agosto de 2000
Horário: 14 horas
Local: Rua Kayo Okamoto, s/nº, Parelheiros (local das obras)
Presenças do secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Mendes Thame, e do presidente da Sabesp, Ariovaldo Carmignani