Governador Mário Covas anuncia os avanços brasileiros na pesquisa do Genoma Humano do Câncer

Aviso de Pauta - Sexta-feira, dia 21 - Desenvolvida por cientistas paulistas da rede Onsa, sob coordenação da Fapesp, pesquisa tem lugar de destaque n

sex, 21/07/2000 - 9h38 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Sexta-feira, dia 21 – Desenvolvida por cientistas paulistas da rede Onsa, sob coordenação da Fapesp, pesquisa tem lugar de destaque na genômica mundial

O governador Mário Covas anuncia, nesta sexta-feira, dia 21, às 11h30, em entrevista à imprensa no Palácio dos Bandeirantes, os resultados obtidos até agora na pesquisa do Genoma Humano do Câncer e a posição dos pesquisadores brasileiros quanto à colocação desses resultados para o domínio público e o registro de patentes.
O Brasil ocupa lugar de destaque na pesquisa genômica mundial, sendo o segundo maior depositário de informações relacionadas ao câncer no mais importante banco internacional de dados genéticos. O trabalho vem sendo desenvolvido por cientistas que integram a rede Onsa, um instituto virtual de pesquisa que reúne 62 laboratórios ligados a institutos e universidades paulistas, sob a coordenação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp.
Desde a sua criação, em 1997, a rede Onsa vem colecionando sucessos, como a recente publicação da conclusão do sequenciamento do genoma da Xylella (bactéria causadora do Amarelinho, doença que afeta os laranjais), na mais importante revista científica do mundo, a Nature. Foi a primeira vez que uma pesquisa brasileira ocupou a capa da revista Nature, que existe há 131 anos.
Além do governador e do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Anibal, participam da entrevista coordenador do Projeto Genoma Humano do Câncer, professor Andrew Simpson; diretor científico da Fapesp, professor José Fernando Perez; presidente do Hospital do Câncer e do Instituto Ludwig de pesquisa sobre o câncer, Dr. Ricardo Brentani; e o presidente da Fapesp, professor Carlos Henrique de Brito Cruz.

Data: Sexta-feira, dia 21 de julho de 2000
Horário: 11h30
Local: Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi, nº 4.500 – São Paulo-SP.