Governador Mário Covas anuncia fim do racionamento de água em São Paulo

Abastecimento será normalizado a partir da próxima semana

qui, 07/09/2000 - 13h29 | Do Portal do Governo

Abastecimento será normalizado a partir da próxima semana

O governador Mário Covas anunciou, nesta quinta-feira, dia 7, o fim do rodízio de água em São Paulo. O anúncio foi feito durante o Desfile Cívico Militar em comemoração ao Dia 7 de Setembro, realizado no Sambódromo, na capital paulista.

Os moradores não serão mais afetados pelo racionamento de água a partir da próxima semana, graças às chuvas que voltaram a cair no fim do mês de agosto. O sistema Alto Cotia, responsável pelo abastecimento dos municípios de Cotia, Embu, Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra, volta a operar normalmente a partir desta segunda-feira, dia 11. Já no sistema Guarapiranga, que atende as Zonas Sul e Sudoeste da Capital, o racionamento termina no próximo dia 15. De acordo com o governador, São Paulo passou pela maior estiagem dos últimos 100 anos e o déficit acumulado de água nesse período foi de mais de 450 milímetros. “Nós tivemos risco de colapso em várias represas. Fizemos obras emergenciais, aceleramos as que estavam sendo feitas e dobramos a capacidade de transferência de água do braço do Taquacetuba para a represa do Guarapiranga”, lembrou o governador.

Com a estiagem, que foi a maior do século, o Governo do Estado implantou o racionamento no sistema Alto Cotia, em 11 de abril, e no Guarapiranga, em 1º de junho, para que o abastecimento não entrasse em colapso. Paralelamente, a administração Mário Covas acelerou o trabalho de ampliação da capacidade de transferência de água do braço do Rio Taquacetuba para a represa Guarapiranga, interligando o sistema à Billings. Prevista para ser concluída em novembro, a obra foi antecipada e entregue na segunda quinzena de agosto. Com ela, a capacidade foi dobrada em relação ao projeto original, passando de dois mil litros para quatro mil litros de água por segundo. Para isso, o governo paulista investiu R$ 67 milhões.

As chuvas que voltaram a cair no fim de agosto permitiram que o índice pluviométrico ficasse acima da média histórica do mês. Até o último dia 6, as chuvas atingiram 60% da média para setembro. Desta forma, o sistema Alto Cotia já está com 30,3% de sua capacidade, contra 14,6% registrado em julho. Já o Guarapiranga apresenta 24,5%, contra os 19,3% de agosto.

O vice-presidente da área de Produção da Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), Antônio Marsiglia Netto, esclareceu que a recuperação dos sistemas Guarapiranga e Alto Cotia é considerada irreversível. ‘A vazão que ocorreu nos quatro primeiros dias deste mês na Guarapiranga é de 28,1 metros cúbicos por segundo, cerca de 2,8 vezes superior à vazão média natural dos córregos que chegam à represa’, explicou. Isto já permite a suspensão do racionamento.