Governador Lembo se reúne com entidades educacionais para discutir acesso às universidades públicas

Participaram do encontro representantes da USP, Unicamp e Unesp, da Educafro e da Secretaria de Ciência, Tecnologia

qui, 11/05/2006 - 19h24 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo se reuniu nesta quinta-feira, dia 11, com representantes das três universidades públicas paulistas (USP, Unesp, Unicamp), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e da Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes, para discutir formas alternativas de acesso às universidades públicas, Fatec e Escolas Técnicas.

A Secretária de Ciência, Tecnologia, Maria Helena Guimarães de Castro, disse que os reitores da USP, Suely Vilela, e da UNESP, Marcos Macari, manifestaram-se favoráveis às novas ações afirmativas. “A Unesp, inclusive, está indo além. Discute o próprio conceito de vestibular, pois entende que a atual forma é um fator de exclusão”, disse a Secretária.

A chamada Ação Afirmativa, lançada em outubro do ano passado, determina que alunos afro-descendentes tenham um acréscimo de 2% à nota obtida no vestibular e os que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública, ao invés de 2%, terão 8% a mais na nota obtida no vestibular. Já os alunos afro-descendentes, oriundos de escola pública, terão 10% a mais na nota conquistada, já que o acréscimo é acumulativo. A mesma regra vale para os chamados vestibulinhos das Escolas Técnicas Estaduais e Unicamp.

Os representantes da Educafro, que congrega uma rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários do Serviço Franciscano de Solidariedade, defenderam durante a reunião que essa medida fosse ampliada para as demais universidades públicas, USP e Unesp.

A Secretária, Maria Helena, explicou que durante a reunião foram sugeridas duas ações: a realização de um seminário entre as três universidades, o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação, para discutir a inclusão social no ensino superior público e nas Fatecs para elaboração de uma publicação explicativa.

Gerar maior visibilidade dos vestibulares das universidades públicas e Fatecs junto aos alunos das escolas públicas do 3º ano do Ensino Médio foi a outra medida discutida. “Um levantamento da Educafro aponta, alunos da rede pública não sabem nada sobre os vestibulares. Por isso, nos comprometemos a realizar uma ampla divulgação”, explicou Maria Helena. Ela destacou, ainda, a criação de uma comissão, com os envolvidos nas discussões, antes de setembro de 2006, período em que ocorrem as inscrições nos vestibulares.

O diretor executivo da Educafro, Frei David Santos, ressaltou a importância da reunião desta quinta-feira. “Entendemos o momento difícil vivido pelas universidades, mas todos nós esperamos um avanço na inclusão do pobre e do negro no ensino público superior”, concluiu. O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, também participou do encontro.

O governador também assinou dois decretos referentes à criação de um conselho e cotas nas ETEs e FATECs.  Confira a íntegra dos decretos

 Carlos Prado

 

Confira