Governador Lembo particpa da abertura da exposição de Alfredo Volpi no Banco Central

A mostra "Volpi na coleção Banco Central" reúne 14 obras do pintor e fica em exposição até o dia 24 de janeiro de 2007

ter, 12/12/2006 - 21h30 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na noite desta terça-feira, dia 12, da abertura da exposição “Volpi na coleção Banco Central”, no Espaço Cultural Banco Central, na Avenida Paulista. A mostra, que conta com 14 obras, será aberta aos visitantes no dia 13 deste mês e termina no dia 24 de janeiro de 2007.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que esteve presente no evento, disse que o Bacen está adquirindo obras de diversos artistas para montar um grande acervo em Brasília. “Dependendo do sucesso, a idéia é fazer no futuro um museu do Banco Central”.

Ele ressaltou ainda a importância da participação de funcionários que tem se dedicado na preservação do patrimônio histórico. A aquisição das obras é resultado de pendências judiciais de clientes com o banco.

Entre as principais obras em exposição estão “O Amanhecer”, “Retrato de Moço”, “Fachada em Cinza”, “Composição” e “Bandeiras e Mastro”.

Alfredo Volpi

Nasceu na cidade de Lucca, na Itália em 1896 e veio para o Brasil no ano seguinte, fixando-se em São Paulo. Na década de 40, integrou a “Família Artística Paulista”, grupo que retratava paisagens, naturezas mortas e marinhas como forma de manifestação artística contra os modernistas de 1922. Destaque para o quadro “O Amanhecer” que caracteriza esse período.

Nos anos 50, passou ao abstracionismo geométrico, executando primordialmente pinturas abstratas. É chamada das bandeirinhas do artista, seu período mais consagrado na arte moderna brasileira.

Recebeu os prêmios como melhor pintor nacional na 2ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo (1953), Fundação Guggenheim (1958) e melhor pintor brasileiro pela crítica de arte do Rio de Janeiro (1962, 1966).

Participou da Bienal de Veneza, em 1964 e da 1ª Exposição de Arte Concreta, em 1956. Morreu em São Paulo no ano de 1988

Carlos Prado