Governador José Serra visita hospital e reforça importância do mutirão de mamografia

É a maior campanha gratuita e do gênero já realizada no Brasil. A expectativa é atender 100 mil mulheres.

sáb, 19/05/2007 - 15h26 | Do Portal do Governo

O governador José Serra visitou, na manhã de sábado (19), o Hospital Estadual de Vila Alpina, na Zona Leste da Capital, onde reforçou a importância do mutirão de mamografias realizado pela Secretaria de Estado da Saúde. É a maior campanha gratuita e do gênero já realizada no Brasil. A expectativa  é atender 100 mil mulheres.

Durante todo o dia, irão trabalhar técnicos e profissionais de saúde de 300 hospitais e clínicas do Estado de São Paulo. Aquelas que não conseguirem fazer o exame hoje serão atendidas nos 15 dias seguintes.

“Cerca de 87 mil mulheres fizeram agendamento para o exame de hoje. Se uma delas apresentar problemas mais graves, como nódulos no seio, serão encaminhadas para tratamento específico”, disse o governador José Serra, em Vila Alpina.

O secretário-adjunto da Saúde, Renílson Rehem, explicou que a mamografia é eficiente na detecção de câncer de mama. “Mesmo se o nódulo não for perceptível ao apalpar o seio da mulher, a mamografia acusa o problema. O câncer de mama, quando descoberto precocemente, é quase sempre curável”, informou o secretário adjunto.

Às 10 horas, o hospital tinha atendido parte das 15 mulheres que haviam chegado, de um total de 40 agendadas para fazer o exame. A mamografia ficará pronta em 10 dias.

A paciente pode realizar o procedimento em qualquer unidade participante do mutirão, não necessariamente onde o exame foi marcado originariamente. Todo tipo de pedido médico foi aceito, até de particulares. O mutirão é realizado duas vezes por ano desde 2005. O próximo será em novembro.

Pacientes atendidas

Maria Angeleu da Silva, de 49 anos, obteve o pedido de exame no Hospital Estadual de Ferraz de Vasconcelos, onde mora sua filha. Mas resolveu fazer o exame em Vila Alpina, onde reside. “É excelente esta idéia de mutirão para quem não pode pagar a mamografia, como eu, que estou desempregada”,  disse Maria.

A aposentada Maria Helena de Almeida (71 anos) disse que faz o exame todos os anos para prevenir problemas. “Gosto muito deste hospital. Todos na minha família utilizam esta unidade para as mais diversas consultas.” Dona Maria mora com mais de dez parentes, entre filhas e netos, em quatro casas no mesmo terreno em Vila Alpina.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas nos telefones: 150 (apenas para a Capital) e 3066-8684 / 8359 / 8488 / 2817 (para todo o Estado, incluindo Capital).

 

Otávio Nunes

Da Agência Imprensa Oficial

(J.H.)