Governador José Serra visita exposições na Pinacoteca do Estado

A abertura das exposições celebra o aniversário de São Paulo

qui, 25/01/2007 - 15h37 | Do Portal do Governo

O governador José Serra visitou nesta quinta-feira, dia 25, data do aniversário de São Paulo, a Pinacoteca do Estado. Na ocasião, foram abertas cinco exposições que encerram as comemorações de seu primeiro centenário e celebram os 453 anos da capital paulista. As mostras vão de obras de pintores e escultores a exposição de fotografias em cores e preto e branco.

Durante a visita, Serra estava acompanhado da primeira-dama Monica Serra, do diretor da Pinacoteca, Marcelo Mattos Araújo, do diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antônio Carlos Sartini e da curadora da mostra, Maria Cecília França Lourenço.

Uma das exposições visitadas pelo governador foi “Um Criador de Imaginários”, com cerca de cem obras de autoria de Almeida Junior. A mostra – em cartaz até 15 de abril – apresenta um panorama da produção de um dos mais importantes artistas brasileiros do século XIX. Conhecida pelo diálogo que trava com muitas das questões de seu tempo, bem como pelo tema regionalista, as cenas religiosas e os retratos, a obra de Almeida Junior, não obstante, é dotada de um vigor artístico que transcende delimitações de tema ou interesse.

Confira detalhes das exposições abertas nesta quinta-feira, dia 25:

Desencantando Salmu

Instalação de Josely Carvalho dentro do Projeto Octógono Arte Contemporânea. O tema central da instalação é o desabrigo emocional e o aniquilamento de identidades culturais. A partir de questões que emergiram de sua pesquisa sobre o povo iraquiano em meio à atual ocupação, Josely Carvalho concebeu a instalação como uma experiência ao mesmo tempo sensorial e reflexiva acerca do desmoronamento da identidade pessoal e coletiva, da impossibilidade de viver com as diferenças e da violência imperialista.

Em cartaz até 18 de março.

São-Paulinhos

Intervenção de Caetano Dias para o Projeto Octógono Arte Contemporânea. Consiste em 453 pequenas esculturas feitas em rapadura representando o santo padroeiro da cidade serão colocadas em diversos locais do edifício da Pinacoteca. Durante a ação, o público visitante poderá pegar e levar para a casa as peças, e comê-las, se o quiser. A ação aproveita o ensejo da celebração paulistana para colocar em pauta questões como a assimilação cultural “antropofágica”, a relação de interpenetração entre profano e sagrado e a presença do trabalho como elemento constituinte cultural.

Transfigurações

A mostra reúne cerca de 40 imagens em cores da fotógrafa paulistana radicada em Paris e retrata homens travestidos em carnavais soteropolitanos. ‘Transfiguração’ remete ao estado em que um indivíduo ressurge após a morte.

Em cartaz até 11 de março de 2007.

moiré.galáctica.bestiário

Mostra de Vicente de Mello, com 20 fotografias em preto-e-branco. Dono de uma produção que mescla a referências à tradição a reflexão sobre a mídia fotográfica, Vicente de Mello cria um repertório de formas originais em incessante questionamento artístico.

Em cartaz até 04 de março.

Leia também

Serra participa de missa solene em comemoração aos 453 anos da cidade de São Paulo