Governador José Serra reconhece mais um quilombo no Estado

Comunidade do bairro do Reginaldo, no Vale do Ribeira, é o 25º quilombo reconhecido em SP

sex, 20/11/2009 - 15h44 | Do Portal do Governo

Durante as comemorações do Dia da Consciência Negra, o governador José Serra reconheceu uma nova comunidade do Estado como remanescente de quilombo. O anúncio foi feito durante a Feira Quilombos em São Paulo e Feira dos Assentamentos Paulistas, que aconteceram na sexta-feira e sábado, 20 e 21, no Parque na Água Branca, na capital. No evento também foram entregues 14 novos veículos para a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). “Este feriado é um agradecimento a toda uma contribuição que a comunidade negra tem em nosso desenvolvimento”, afirmou o governador. 

Com a entrega do relatório técnico-científico que reconhece o bairro do Reginaldo, no município de Barra do Turvo, no Vale do Ribeira como remanescente de quilombo, sobe para 25 o número de quilombos reconhecidos no Estado – seis deles já possuem o título de propriedade das terras que ocupam.

“Isso tem um caráter histórico e ao mesmo tempo de suporte social. Há uma boa parte da comunidade negra que reivindica se transformar em comunidade quilombola e o governo hoje reconheceu mais uma. Além disso, nós entregamos veículos para ajudar no desenvolvimento dessas comunidades. O governo investe tanto na formação quanto no desenvolvimento produtivo delas, como no artesanato e na agricultura, para que possam ter renda e possam ter um futuro de oportunidades”, disse o governador.

A Fundação Itesp é a responsável, no Estado de São Paulo, pelo reconhecimento dos quilombos e de seus territórios, por meio da elaboração do relatório e demais estudos e levantamentos. Também fornece assistência técnica, apoio ao desenvolvimento e realiza investimentos, que já chegaram a R$ 3 milhões, em benefício das comunidades. 

Durante o evento no Parque da Água Branca, o Itesp recebeu também o segundo reforço para a sua frota este ano. No último dia 9 de outubro, 30 veículos foram destinados aos escritórios da fundação em todo o Estado. 

Feiras simultâneas 

A Feira Quilombos de São Paulo chegou este ano à sua terceira edição – e pela segunda vez foi simultânea à Feira dos Assentamentos Paulistas. No ano passado, o evento reuniu 25 mil pessoas.

Foram expostos e vendidos artesanatos em fibra de bananeira, madeira, palha de milho e bijuterias de sementes, além de frutas, legumes, compotas doces, doce de leite, picles, pães, roscas, bolachas, açúcar mascavo, rapadura, flores, ostras e móveis, entre outros. 

As comunidades quilombolas foram representadas por remanescentes do Vale do Ribeira (Ivaporunduva, Sapatu, Iporanga, Itaoca, Cangume, Porto Velho, Bombas, Praia Grande, Maria Rosa, Pilões, Pedro Cubas, André Lopes, Nhunguara, Poça, São Pedro, Mandira, Morro Seco, Ribeirão Grande, Terra Seca, Cedro, Mandira), Itapeva (Jaó), Itatiba (Brotas), e Litoral Norte (Fazenda, Caçandoca e Caçandoquinha). Os assentados foram representados por produtores rurais das regiões de Itapeva, Sorocaba, Iaras, Promissão Andradina, Taubaté, Araras, Araraquara, Bebedouro e do Pontal do Paranapanema.

Os quilombolas ainda fizeram apresentações culturais do Terço Cantado (quilombo Pedro Cubas, de Eldorado), Maculelê e dança africana (quilombolas de Jaó, em Itapeva) e do Grupo Tambores da Fazenda (quilombo Fazenda, de Ubatuba).

Do Itesp